Fora do Lugar - Festival Internacional de Músicas Antigas, 22 novembro a 7 dezembro, Idanha-a-Nova

Fotografia: CCR ESP.FOT.58.2 1 Oledo - Vivências - 6,5cm x 4,5cm // Leg.: "Recordação da 5ª feira da Ascensão de 1-9-47"
DESCRIÇÃO:
Com a direcção artística de Filipe Faria, produzido pela Arte das Musas, em parceria com o Município de Idanha-a-Nova - UNESCO Creative City of Music - e financiado pela República Portuguesa - Cultura - e a Direcção-Geral das Artes, o Festival está na rua… e as portas do território estão abertas…Voltamos a pisar as ruas e a terra, e a sentir o vento… “Sabemos o que nos espera e é isso que nos traz cá… cada vibração. Aqui, fora do lugar, estamos exactamente onde devemos estar. Preparamo-nos para a surpresa e deixamo-nos ser levados. Lugar, som e silêncio.”, escreve Filipe Faria, director artístico do Fora do Lugar.
O primeiro ano da adolescência do Fora do Lugar volta a trazer a Idanha-a Nova – provavelmente o lugar mais bonito do mundo –, o mundo todo… “Aqui, no coração da natureza, todos os lugares são lugares de criação, onde cada som e cada gesto ganham uma nova dimensão. Este encontro é uma ponte entre tempos distantes e a promessa do que ainda está por vir, numa dança entre a memória e a reinvenção”, escreve Armindo Jacinto, Presidente da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova.
Ainda inspirados nos momentos Fora do Lugar Fora de Tempo de 2024, e na ocupação do território que se desdobra durante todo o ano, a 13ª edição propõe música, conversas caminhadas, encontros entre os músicos que nos visitam e os que cá estão, exposições, natureza, cinema, gastronomia, programa educativo… 25 propostas em 9 dias de programação, de 22 de Novembro a 7 de Dezembro de 2024, uma proposta que “à vertigem do imediato e do fugaz, contrapõe a provocação sublime de nos ensinar maneiras de encontrar, aqui, o vagar suficiente para descobrir os cambiantes escondidos de uma paisagem, de um gesto, de um simples som.”, como escreve Paulo Longo (Centro Cultural Raiano).
Músicos e projectos vindos do Egipto, Índia, Polónia, Alemanha, Espanha, França, EUA e Portugal enchem de sons a assinatura Fora do Lugar… uma proposta de diálogos entre o erudito e o popular, entre o antigo e o novo… o lugar onde, visto com uma lupa, se encontra toda a criatividade humana… Uma celebração do efémero como condição de partida para experiência da arte dos sons… Tudo o que vivemos no Fora do Lugar é, ao mesmo tempo, novo e antigo. Ao mesmo tempo uma promessa e os seus ecos. Estes lugares e este território são a linha que cose os dias, que cose toda a experiência.
Em 2024 voltamos a contar com as parcerias de programação do Centro Cultural Raiano, da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves – do CineEco Seia – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela – e da APORDOC/DocLisboa – Festival Internacional de Cinema.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Direcção artística e de produção:
Filipe Faria
Um projecto: Arte das Musas
Em parceria com:
Município de Idanha-a-Nova
\UNESCO Creative City of Music
Com o apoio:
República Portuguesa - Cultura
Direção-Geral das Artes
Outros apoios:
Centro Cultural Raiano \RTCP
Naturtejo Geopark
Aldeias Históricas de Portugal
Parceria programação:
DocLisboa - Festival Internacional de Cinema
CineEco Seia - Festival Internacional de Cinema Ambiental
SPEA - Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves
Media Partners:
Antena 2
Rede Europeia
REMA \Réseau Européen de Musique Ancienne
Selo Europeu (UE/EFA)
EFFE Remarkable Arts Festival
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Idanha-a-Nova\UNESCO Creative City of Music
22 de Novembro a 7 de Dezembro 2024
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Festival Fora do Lugar
Nota: Propostas com entrada livre (sujeita à lotação dos espaços) e propostas sujeitas a inscrição.
/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
M/6
/
LINK PARA SITE:
www.foradolugar.pt