UMA OBRA, UM CONCURSO, OUTRA OBRA > Exposição dos Depa Architects, 13 dezembro 2024 a 1 março 2025, Miranda do Corvo

DESCRIÇÃO:
"A nossa geração e o nosso tempo não nos trouxeram uma batalha épica, como aquelas que travaram os arquitetos do século XX, sucessivamente, em lutas por uma nova cidade. Mas herdámos seguramente desse imaginário um espírito crítico e combativo que vê na arquitetura uma força transformadora de relevância pública, cultural e social. Afinal, essas novas cidades continuam (continuarão sempre) por cumprir, cabendo-nos continuar a ansiá-las.
Acordamos para o nosso combate todos os dias, procurando interpretar verdadeiramente cada problema que nos é imposto e tentando de forma crítica extrair da permanente escassez (da regulamentação, do enunciado do programa, de orçamento, de tempo) algo mais do que apenas o que nos é pedido, algo mais que nos cumpre, sempre, exigir. É esse mais, essa ânsia, que nos desafia e guia a nossa investigação.
Numa escala alargada, os edifícios que reabilitamos, ou construímos de novo, querem juntar-se a uma transformação positiva do território e do edificado. Querem acrescentar-se à sua permanente discussão. Numa escala mais aproximada, procuram na espessura da sua materialidade e em cada sistema construtivo, atendendo a novos esquemas espaciais de resposta ao nosso tempo, olhando simultaneamente ao que foi e ao que virá.
É entre esta escala da totalidade e a escala da particularidade que nos lembramos das palavras de Simone de Beauvoir: «É no conhecimento das condições autênticas da nossa vida que devemos buscar a força para viver e as razões para agir.» Que é a arquitetura senão uma ferramenta deste aforismo? Os três projetos que aqui se apresentam são apenas três escolhas, em três momentos diferentes, em três circunstâncias distintas, que procuraram a sua razão para agir. "
depA architects
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
DEPA ARCHITECTS
/
LOCAL, DATAS:
Casa das Artes de Miranda do Corvo
13 dezembro 2024 a 1 março 2025
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
ENTRADA LIVRE
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
O espaço permite o acesso a pessoas com mobilidade reduzida.
/
LINK PARA SITE:
HTTP://CAPC.COM.PT/