28.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) até 29 de outubro

Teatro
28.ª edição do Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) até 29 de outubro

"Phobos" / © Rui Pinheiro

Sinopse:
(Por Igor Gandra, diretor artístico)

Marionetas de várias espécies, objetos e formas que se deixam animar, coisas e pessoas que (não) resistem a ser manipuladas, máquinas que vivem de produzir sons e outras possibilidades de difícil catalogação: é desta matéria que se faz esta festa.

Nesta edição revisitaremos artistas e peças fundamentais deste início de século e ficaremos a conhecer outros projetos promissores. Daremos à luz novíssimas criações de estruturas da cidade e do país que se apresentam neste festival, algumas em estreia absoluta. O contacto com algumas das mais belas expressões vivas da tradição europeia da marioneta continua a acontecer neste festival.

O FIMP, já se sabe, é o lugar para estes encontros e muito mais. É também aqui que podemos conhecer ou reencontrar artistas, que podemos ficar a saber um pouco mais sobre uma ou outra coisa dentro do universo que se abre quando começamos a pensar sobre a ideia de marioneta – os espaços de formação e de abertura de processos de criação (WOP e WIP) são os momentos certos.

No nosso festival, música é matéria e matéria também é música. Nesta edição apresentaremos quatro concertos bem diferentes entre si, mas animados por esta vontade de refletir poética e criativamente as relações entre os humanos e o mundo – das coisas, das máquinas, dos bichos...

O festival é uma festa que não quer deixar ninguém de fora e, também por isso, a acessibilidade a públicos mais amplos tem sido uma preocupação nossa. Ao longo do festival existirão, por exemplo, várias sessões legendadas em português e inglês, outras ainda traduzidas para Língua Gestual Portuguesa e Sessões Descontraídas para aqueles que se sintam melhor num ambiente menos formal.

Neste ano o festival continua a contar com a preciosa colaboração dos seus parceiros e amigos. A ajuda, a cumplicidade e amizade de todos é fundamental para a realização desta festa da matéria animada. De entre todos queremos destacar a importância do Teatro Municipal do Porto que acolhe e co-produz uma parte significativa da programação, também do Teatro Nacional de São João que co-produz o espetáculo de abertura e acolhe outras atividades no programa. A todos os parceiros e amigos, às equipas dos espaços que acolhem o nosso festival e o fazem seu, o nosso sincero obrigado. Uma palavra de agradecimento também à equipa do FIMP que ano após ano, nem sempre com os meios de que precisaria, tem sabido tornar este festival numa referência internacional ao nível do acolhimento (técnico, logístico e não menos importante, humano) aos projetos e artistas e, é claro, ao nosso estimado público.

/
Programa:
www.fimp.pt/2017/pt/programa.html

/
Locais, datas e horários:
13 a 29 de outubro de 2017
Porto

/
Contactos:
Travessa da Formiga nº 65
Espaço 1, Piso 1
4300-207 Porto
T. +351 223 320 419

/
Mais informações:
www.fimp.pt
www.facebook.com/fimp2016/