"Entrevista: João Louro", pela P28, 5 dezembro [inauguração], Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos, Lisboa

"A Morte de Ubu", João Louro . © Galeria Fernando Santos
"Com Entrevista: João Louro, a P28 – Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico fecha o seu programa de atividades de 2024, inaugurando no dia 5 de dezembro, às 18h00, a exposição Praça de táxis e um aeroporto na galeria do Pavilhão 31 do Hospital Júlio de Matos (HJM), com a apresentação de trabalhos dos artistas João Louro e José Jorge Monteiro (Cercica), além da participação especial de Cláudia R. Sampaio, do coletivo Manicómio.
A proposta do projeto ENTREVISTA consiste numa troca de papéis entre artista convidado e artistas do Ateliê de Artes Plásticas do Serviço de Reabilitação do Hospital Júlio de Matos, que resulta num “duplo projeto”, quer no sentido da legitimação dos artistas doentes mentais com quem a P28 tem desenvolvido um trabalho continuado de formação e programação desde 2001, quer por contar com a edição de uma publicação relativa a esta e outras colaborações anteriores de João Louro com a P28.
No epicentro do trabalho desenvolvido pela P28 desde a sua fundação tem estado justamente a promoção do contacto entre artistas doentes aí residentes e artistas profissionais, convidados para coletivas de artes visuais. Porém, para o projeto ENTREVISTA, a P28 convida um só nome, consagrado, e já com um histórico de colaborações anteriores com os projetos da P28.
Em simultâneo, João Louro encerra a sua participação no projeto OUTDOOR ’24, com o trabalho Miami Airport a ser exibido agora num painel publicitário em Lisboa (Largo Marquês de Angeja, à Avenida da Índia, junto ao Museu dos Coches e diante do MAAT Central, em Belém), depois de ter circulado pelas outras 4 cidades aderentes a este projeto de arte pública da P28".
(P28 – Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico)
A P28 – Associação de Desenvolvimento Criativo e Artístico tem como missão a difusão da arte contemporânea e como responsabilidade cultural/social a arte na doença mental. No seu histórico, conta já com 23 anos ininterruptos de trabalho curatorial, de programação e de ensino artístico no Hospital Júlio de Matos, com diversos e variados projetos, agora sobretudo presentes no Pavilhão 31: a única galeria de arte nacional que apresenta parcerias entre artistas profissionais e artistas residentes numa unidade de saúde mental. Este conceito programático procura desestigmatizar o artista com doença mental e contribuir para a sua valorização artística e pessoal, validando a obra de arte enquanto peça por si só.
ENTREVISTA: JOÃO LOURO
Dando sequência a uma já extensa lista de participantes (onde se incluem Cabrita Reis, Jeff Koons, Jason Martin, Emir Kusturica ou, mais recentemente, Jorge Molder), João Louro é deste feita o artista convidado de ENTREVISTA, projeto com o qual a P28 costuma concluir o seu ciclo de atividades anual. Artista de renome internacional, o seu corpus de pesquisa prende-se com as relações entre linguagem, imagem, memória coletiva e a cultura popular, refletindo, deste modo e num processo de revisão, sobre a atualidade na iconografia contemporânea.
"A Morte de Ubu", instalação que se torna a apresentar após uma anterior participação no Projeto CONTENTORES, em 2019, explora o poder da narrativa e a desconstrução de ícones culturais. A peça remete para "Ubu Roi", de Alfred Jarry, destacando questões de autoritarismo e absurdidade. Tal como em anteriores criações, como as séries "Blind Images" ou "Dead Ends", Louro desafia a perceção do espectador, questionando a hierarquia entre (con)texto e imagem. "A Morte de Ubu" expande esta reflexão, com ênfase na subversão dos significados pré-estabelecidos.
Em diálogo, apresenta-se na galeria um conjunto de trabalhos da autoria de José Jorge Monteiro (residente na Cercica - Cooperativa de Educação, Reabilitação e Capacitação para a Inclusão em Cascais), assente em desenho geométrico de carros de diferentes escalas. Em sala anexa, projeta-se o vídeo “Entrevista: João Louro”, à conversa com a artista e poeta Cláudia R. Sampaio.
Esta apresentação terá, em complemento, uma publicação antológica do histórico de colaborações de João Louro com a P28, à semelhança do já produzido com Pedro Cabrita Reis ou Jorge Molder, em parceria com a editora Stolen Books.
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Entrevista: João Louro
Inauguração: 5 de dezembro 2024, 18h
Exposição “Praça de táxis e um aeroporto”
6 de dezembro de 2024 a 1 de fevereiro de 2025
Quarta-feira a Sábado: 14h – 19h. Encerra feriados.
Galeria do Pavilhão 31 | Hospital Júlio de Matos
Av. do Brasil, nº 53 (entrada Rua das Murtas)
Lisboa
Outdoor “Miami Airport”
5 de dezembro de 2024 a 1 de fevereiro de 2025
Segunda-feira a Domingo: 00h – 24h
Suporte/ painel no Largo Marquês de Angeja, Belém, Lisboa
CONTACTOS
E-mail: producao@p28.pt
Instagram: @pvinteoito
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Artistas participantes:
João Louro, José Jorge Monteiro e Cláudia R. Sampaio
Curadoria:
Sandro Resende/ P28
BILHETEIRA
Entrada livre.
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
ACESSIBILIDADE
Vídeo com legendagem em inglês.
MAIS INFORMAÇÕES
A P28 é uma estrutura financiada pela República Portuguesa – Cultura/ Direção-Geral das Artes