Memórias de Alfonsina Strada, pela Casa da Esquina, 17 e 18 janeiro, Coimbra

Teatro
Memórias de Alfonsina Strada, pela Casa da Esquina, 17 e 18 janeiro, Coimbra

Descrição:
“Memórias de Alfonsina Strada” é um monólogo para uma actriz.
Alfonsina Strada foi uma ciclista profissional italiana (1891-1959), a única mulher a ter corrido o Giro de Itália no pelotão masculino, em 1924.
A sua história é única:  numa época conturbada, de grandes guerras, num tempo de homens em que “parecia  mal” as mulheres andarem de bicicleta, uma filha de camponeses apaixona-se pelo ciclismo e, remando contra todas as marés e adversidades da vida, não só conquista vários recordes femininos, como desafia os próprios homens ciclistas do seu tempo.  Uma história de sacrifícios e triunfos em cima de uma bicicleta, de muitos falhanços e de muitas vitórias, de lágrimas necessárias e paixões tranquilas, de muito sofrimento e por vezes alguma recompensa, de esquecimento e morte, um drama feliz com final trágico. Uma homenagem às mulheres, ao desporto, ao ciclismo, à liberdade, à luta e aos sacrifícios necessários para atingir um objectivo.

/
Ficha artística e técnica:
Foi escrito por José Geraldo (encenador, escritor e amante de ciclismo) para a actriz e narradora de histórias Helena Faria.

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Data | 17 e 18 janeiro 2025
Local | Casa da Esquina, Coimbra
Custo | 5 €

/
Link para site:
https://www.facebook.com/casadaesquina
https://www.instagram.com/esquinacasada/