"( )3" de João Cristóvão Leitão & João Pedro Fonseca inaugura a 18 de novembro, às 22h, em Lisboa

Artes visuais
"( )3" de João Cristóvão Leitão & João Pedro Fonseca inaugura a 18 de novembro, às 22h, em Lisboa

"( )3" é uma instalação artística de João Cristóvão Leitão & João Pedro Fonseca, inserida na programação da 15.ª edição do Temps'Images. Com inauguração marcada para o dia 18 de novembro, às 22h, "( )3" poderá ser visitada até 24 de novembro, na Galeria Appleton Square, Rua Acácio Paiva, n.º 27 r/c, Lisboa. "( )3" é uma instalação para uma pessoa de cada vez e está aberta ao público por marcação, no horário da Galeria (de terça-feira a sábado, das 14h às 19h, exceto aos feriados).

/
( )3
"O fenómeno da replicação da imagem tem vindo a crescer com a evolução das tecnologias e, em paralelo, com as "selfies", as redes sociais e os "live-streamings". A obcessão excessiva pela nossa própria imagem amplifica-se. Procuramos nestes registos um reflexo do invisível, reflexo este que só pertence a uma idealização do eu: às ficções concebidas pelo nosso olhar - projetado sobre nós mesmos -, que nos objetifica, que nos faz correr atrás de um imaginário distante e que é um fenómeno fruto de uma relação espontânea com o meio social. A instalação "()3" surge, assim, não enquanto um espaço ou um lugar onde todas estas ficções inevitáveis, aceleradas e descartáveis se podem multiplicar, expandir e dissolver, mas sim enquanto uma paisagem imersiva e imaginária, que se quer infinita e dilatada, e através da qual o espetador é obrigado a confrontar-se com uma imagem de si próprio, que, por sua vez, o contempla. "()3" é a sombra interior do espetador; é a profundidade das coisas que estão por existir e que não têm lugar no mundo."

/
Ficha artística e técnica:
Conceção e criação: João Cristóvão Leitão e João Pedro Fonseca
Multimédia: Rodrigo Pereira
Sonoplastia: Manuel Guimarães
Produção: João Cristóvão Leitão 
Apoio à produção: Videolotion
Design: João Pedro Fonseca
Comunicação: Rita Tomás 
Gestão financeira: Teatro do Vão
Apoios: Amálgama - Produção de Vídeo, Appleton Square, Centro de Inovação da Mouraria - Câmara Municipal de Lisboa, República Portuguesa - Cultura/ Direção-Geral das Artes, DuplaCena, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian - Centro de Arte Moderna, Ocupação - Associação Cultural, Rua das Gaivotas 6

/
Locais, datas e horários:
Inauguração: 18 de novembro de 2017, às 22h00
19 a 24 de novembro de 2017
Galeria Appleton Square
Rua Acácio Paiva, n.º 27 r/c
1700-004 Lisboa
T. +351 210 993 660
E. appletonsquare.eventos@gmail.com
Aberto ao público por marcação no horário da Galeria
Instalação para uma pessoa de cada vez
Horário: de terça-feira a sábado, das 14h às 19h (fechado aos feriados)

/
Bilheteira:
Marcações: appletonsquare.eventos@gmail.com / +351 210 993 660

/
Mais informações:
www.appletonsquare.pt/about.html