«Bodies of water» (2025) de Huijun Lu e Rosalynn van Hummel, até 27 fevereiro, Zaratan, Lisboa

«Bodies of water» (2025) de Huijun Lu e Rosalynn van Hummel
"Na sequência de uma residência de quatro semanas no Zaratan, Huijun Lu e Rosalynn van Hummel apresentam uma exposição que explora a água e as suas diversas manifestações visuais, sónicas e sensoriais. Reunindo os meios de som, vídeo, eletrónica interativa e pintura, as artistas apresentam os significados fluidos do elemento a partir de perspetivas femininas e mais- que-humanas.
Resultantes de investigações aprofundadas dos ambientes físicos e sónicos gerados por massas de água em Lisboa, as obras de Huijun examinam os muitos papéis da água na paisagem urbana. Simultaneamente um fluido ornamental, um meio de sustento de vida e um conduto industrial, a água é um poderoso ativador de espaço e lugar. Utilizando a escuta como ferramenta para considerar como a natureza e a tecnologia se unem nos nossos arredores, Huijun recolheu extensas gravações de campo que servem como material de origem e inspiração para as obras interativas, cinéticas e de vídeo resultantes.
Paralelamente a estas, uma série contínua de retratos de peixes dá personalidade e voz às criaturas marinhas portuguesas que Rosalynn explorou durante a sua estadia em Lisboa. As superfícies refletoras representadas nas pinturas referem-se à interconexão entre o corpo humano e a água. Sobrepostas a estas obras estão muitas facetas do pensamento Hidrofeminista que enfatiza uma coletividade radical – se somos todos corpos de água, então estamos todos conectados ao planeta aquoso.
Em diálogo, as obras convidam os espectadores a considerar o que podemos aprender com a água e como podemos incorporar isso na nossa relação com o mundo natural.
A exposição é complementada por um encontro com as artistas (27 de fevereiro, às 18h) e pelo lançamento de um pôster de edição limitada, impresso em risografia em colaboração com a Zaratan".
A entrada é gratuita.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Artistas: Huijun Lu e Rosalynn van Hummel
Direção Artística: José Chaves e Gemma Noris
Assistência técnica: Elžbieta Rozanovaitė
Documentação: Nuno Direitinho
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Open Studio | 25-26-27 de fevereiro, 16:00-20:00
Conversa com os Artistas | 27 de fevereiro, 18:00
Zaratan – Arte Contemporânea
Rua de São Bento 432, Lisboa
ACESSIBILIDADE
Acesso à galeria a pessoas com mobilidade reduzida.
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes