ANIMAR 20, 8 março a 7 junho, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde

Artes visuais
ANIMAR 20, 8 março a 7 junho, Solar – Galeria de Arte Cinemática, Vila do Conde

Três Vírgula Catorze, Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues ® Agência da Curta Metragem

"A 20.ª edição da ANIMAR propõe, a partir de 8 de março de 2025, um programa centrado no Cinema de Animação. A Solar – Galeria de Arte Cinemática apresenta uma exposição que tem como ponto de partida os filmes “Quase Me lembro”, de Miguel Lima e Dimitri Mihajlovic; “Amanhã Não Dão Chuva”, de Maria Trigo Teixeira; “T-Zero”, de Vicente Nirō; “A Menina com os Olhos Ocupados”, de André Carrilho e “Três Vírgula Catorze”, de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues. O programa da ANIMAR 20 conta também com visitas guiadas, oficinas temáticas, e atividades que se estendem a sessões de cinema no Teatro Municipal de Vila do Conde, e nas escolas parceiras ao projeto.

A exposição funciona em paralelo com os filmes, integrando vários dispositivos em formato de instalação. A ANIMAR 20 convida o público a entrar no imaginário destas obras, através de recriações à escala real, linguagens mais experimentais, e ainda reproduções dos ambientes de trabalho dos artistas. Dá a conhecer o processo criativo por detrás dos filmes, expondo objetos como estudos de personagens, storyboards, adereços. Ao visitar a exposição é possível entrar no imaginário dos filmes, em salas com ambientes imersivos, experimentar as técnicas utilizadas pelos artistas, em salas oficinais, e assistir a obras inéditas criadas para a instalação. Os trailers das obras patentes na exposição poderão ser vistos numa sala de cinema criada na galeria, onde também haverá sessões de visionamento dos filmes na íntegra, com grupos específicos vindos das escolas parceiras ao projeto.

A ANIMAR 20 proporciona também um programa direcionado para o público em idade escolar, um conjunto de sessões de cinema adaptadas às várias faixas etárias, com o objetivo de unir entretenimento com uma preocupação na educação através da imagem em movimento, procurando levar novas linguagens cinematográficas e reflexões às crianças e jovens. Este programa pode ser exibido no Teatro Municipal, na sala de cinema da Solar – Galeria de Arte Cinemática ou ser apresentado nas escolas que não se consigam deslocar à sala de cinema.

A abertura da ANIMAR contará com a exibição do filme “Flow – À Deriva”, de Gints Zilbalodis e o encerramento com o “Robot Dreams - Amigos Improváveis”, de Pablo Berger, exibidos no Teatro Municipal de Vila do Conde, a 8 de março e 7 de junho, respetivamente.

Os filmes em destaque na exposição poderão ser vistos na íntegra numa sessão de cinema ao ar livre, a 6 de junho.

O projeto ANIMAR, promovido pela Solar – Galeria de Arte Cinemática e dinamizado pelo Animar – Serviço Educativo da Curtas Metragens CRL, propõe novas ferramentas, meios e metodologias que introduzem o princípio de aprender através de uma experiência participativa. Resulta de uma proposta inovadora de sensibilização para a arte, descodificação da imagem e mobilização de saberes transversais, estimulando a imaginação através do princípio de aprender a brincar”.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Coordenação: Mário Micaelo
Produção: Francisca Salvado
Apoios: Ana Oliveira
Montagem da exposição: Ricardo Ramos, Pedro Teixeira
Comunicação e imprensa: Mariana Vieira
Fotografia: João Brites
Design gráfico: João Faria, drop.pt
Spot Vídeo: Loop Studio, loopstudio.pt
Direção artística: Miguel Dias, Mário Micaelo, Nuno Rodrigues
Organização: Curtas Metragens C.R.L. 


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Local da exposição: 
Solar – Galeria de Arte Cinemática
Duração da exposição: 
Data da sessão de abertura: Sábado, 8 de março de 2025, das 15:00 às 16:30 
Data da inauguração: Sábado, 8 de março de 2025, das 16:00 às 18:00 
Horário de funcionamento: de segunda-feira à sábado: 14:00 — 18:00


BILHETEIRA

Entrada livre para a exposição.

Bilhete para a Sessão de Abertura


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/3


MAIS INFORMAÇÕES

www.solar.curtas.pt

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura / Direção-Geral das Artes