"Encenação" com Bruno José Silva, Hernâni Reis Baptista, Isa Toledo e Mariana Malheiro, 13 março, Lisboa

«Dança Infinita (Endless dance)» (2021-2025) de Mariana Malheiro
DESCRIÇÃO:
Desde o início a Zaratan confia a organização da sua agenda de exposições aos artistas e desta forma encarna uma percepção anti-hierárquica do mundo da arte - onde artistas, curadores, galeristas, críticos e público são todos considerados “jogadores” do mesmo jogo - e abraça a teoria da pratica expandida, no sentido de considerar o artista não só como o “criador” da obra de arte, mas como um operador cultural socialmente imbricado.
Esta visão concretiza-se em propostas expositivas que não apenas envolvem, mas antes partem dos artistas-comissários envolvidos no processo. Perpassa-se por estimular procedimentos moldados na aceitação da incerteza, articulando uma maneira particular de integrar na curadoria a experimentação, a espontaneidade e a descoberta não submetidas a condições ou compromissos associados a resultados pré-estabelecidos.
Em 2025 a Zaratan convida Bruno Humberto para assumir o papel de artista-curadora com a organização de uma exposição. «Encenação» surge no contexto deste convite e apresenta trabalhos artísticos de Bruno José Silva, Hernâni Reis Baptista, Isa Toledo e Mariana Malheiro. A 13 de março, às 19h00, a inauguração celebrará a colaboração artística, com uma leitura a duas vozes de Isabel Costa e do curador Bruno Humberto, e a participação musical do saxofonista Pedro Alves Sousa.
Nesta «Encenação» encontramos trabalhos que carregam uma performatividade latente em comum, várias presenças e estados de preparação para uma ação no palco, que podemos aceder em partes e já no silêncio que antecede a estreia. A arquitetura do anfiteatro desconstruído em escultura com Bruno José Silva; o espelho e o figurino que documentam a respiração da atriz, em Hernâni Reis Baptista; os objetos que indiciam a coreografia e a morte repetida em palco, no caso de Isa Toledo; e as visões da cruel solidão do performer e da violência do espetáculo na pintura de Mariana Malheiro. Isto tudo, com a proximidade e distância que a escuridão trazida por uma cortina amplifica, e que o rumor do público ao olhar para as coisas concede.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artistas: Bruno José Silva, Hernâni Reis Baptista, Isa Toledo e Mariana Malheiro
Curadoria: Bruno Humberto
Direcção Artística: José Chaves e Gemma Noris
Técnico de montagem: José Fonseca da Silva
Assistência técnica: Carmen Bioque Zurita
Documentação: Nuno Direitinho
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa
INAUGURAÇÃO | 13 de Março de 2025, 16:00
LEITURA-CONCERTO | 13 de Março de 2025, 19:00
EXPOSIÇÃO | 14 de Março – 13 de Abril de 2025
VISITA GUIADA | 23 de Março, às 17:00
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Acesso gratuito
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
As atividades públicas realizam-se no piso térreo da Zaratan, o que permite o acesso à galeria a pessoas com mobilidade reduzida. A visita guiada, com entrada gratuita, conta com interpretação para língua gestual portuguesa.
/
LINK PARA SITE:
www.zaratan.pt