AMAZÓNIA, da Mala Voadora, a 9 de novembro no São Luiz

Teatro
AMAZÓNIA, da Mala Voadora, a 9 de novembro no São Luiz

Amazónia é um projeto da mala voadora que, entre outras atividades de programação em torno da ecologia, dará origem a um espetáculo com estreia a 9 de Novembro no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, no âmbito da programação de Lisboa Capital Ibero-americana da Cultura 2017.

O plano é ir para a Amazónia gravar uma telenovela ecológica. O planeta precisa, as pessoas interessam-se, é ético, é urgente, vai ter audiências.

Como não faria sentido tratar de um tema ecológico sem ser ecológico, a concretização deste espetáculo vai obedecer a princípios rigorosos de poupança de matéria-prima. Em vez de inventarmos coisas novas, vamos reciclar aquilo que já existe: pedir um cenário emprestado, um desenho de luz emprestado, colar músicas que já existem, repetir ideias de outros espetáculos para não desperdiçar, emitir sons simples em vez de palavras, fazer várias vezes a mesma cena em vez de estar sempre a criar cenas novas.

O espetáculo implica 3 narrativas – a longa História dos empreendimentos levados a cabo na Amazónia, a história do grupo de artistas que vai para a Amazónia fazer uma novela ecológica, e o enredo da novela –, mas elas vão misturar-se. O grupo de artistas que está a recriar um empreendimento de exploração da floresta que aconteceu no passado insiste no realismo dessa recriação porque... bom, porque nada é o que parece.

/
Ficha Técnica
Texto e direção: Jorge Andrade
Assistência de encenação: Maria Jorge com Bruno Huca, Isabél Zuaa, Jani Zhao, Jorge Andrade, Marco Mendonça, Tânia Alves e Welket Bungué
Cenografia e figurinos: José Capela 
Banda sonora: Rui Lima e Sérgio Martins
Luz: Rui Monteiro 
Fotografias de cena: José Carlos Duarte
Imagem de divulgação: Marta Ramos 
Vídeo de divulgação: Jorge Jácome e Marta Simões 
Direção de produção: Joana Costa Santos
Assistência de produção: Luna Rebelo
Apoio à produção e comunicação: Jonathan da Costa
Gestão e programação cultural: Vânia Rodrigues
Residência artística: O Espaço do Tempo
Coprodução: São Luiz Teatro Municipal, Teatro Municipal do Porto - Rivoli/Campo Alegre e Theatro Circo  

/
Mais informação em:
http://malavoadora.pt/espectaculos/amazonia_276.html