MEMÓRIAS DE UM FUTURO PRÓXIMO de Rui Tavares e Érica Dias

Música
MEMÓRIAS DE UM FUTURO PRÓXIMO de Rui Tavares e Érica Dias
Criação vencedora do Prémio Jovens Expressões de Lafões

“MEMÓRIAS DE UM FUTURO PRÓXIMO” de Rui Tavares e Érica Dias, criação vencedora do Prémio JOVENS EXPRESSÕES DE LAFÕES, estará em S. Pedro do Sul no dia 11 de novembro e em Vouzela no dia 25 de novembro.

Numa ode à vida rural e aos valores primitivos de semear e cuidar para ver nascer e crescer, surge um espetáculo original da autoria de Rui Tavares e Érica Dias. Uma peça de música e dança que pretende criar um paralelismo com toda uma filosofia de vida, perante um mundo cada vez menos humano em que nutrir para colher, o que quer que seja, se encontra fora de moda.

Um mundo em que tudo está à distância de um clique, inclusive nós mesmos, prevê-se, para muito breve, um inversão nesta viagem, uma necessidade humana de ser humano, de tocar, de sujar as mãos, de sentir e viver em primeira mão todas as etapas e experiências da vida.

Como tal, veremos um retrocesso ao êxodo rural que praticamente desertificou grande parte do nosso país. Numa consciência geral de que a qualidade de vida se encontra nos valores da terra e no poder da independência produtiva, a população tenderá a voltar a casa.
Perante uma terra abandonada e à beira da esterilidade o desespero irá surgir mas será apenas antecedência do suor, da luta e do trabalho reconstrutivo de um povo que nunca baixa os braços.

A peça pretende criar associações à Terra a vários níveis. Os instrumentos pouco ou nada convencionais vivem em harmonia com os mais tradicionais. Os movimentos criados serão reflexo da essência humana em paços que voarão do rude e primitivo ao suave e etéreo demonstrando a volatilidade do sentimento humano. E como pano de fundo veremos locais emblemáticos da região de Lafões.

Cenas:
_Abandono
_Retorno
_Escassez
_Busca
_Trabalho
_Esperança
_Semear
_Brotar
_Comemoração

O Prémio Jovens Expressões de Lafões foi instituído no âmbito do contrato de apoio tripartido da Direção Geral das Artes com a Binaural/Nodar e os três municípios de Lafões para apoiar regularmente projetos artísticos inovadores de jovens artistas residentes em qualquer um dos concelhos de Lafões em áreas artísticas diversificadas, como o teatro, a dança, a música e/ou a sua articulação com as artes visuais (fotografia, vídeo, escultura etc.) e com temáticas associadas às várias realidades territoriais que compõem a região de Lafões.

O júri considerou a criação “Memórias de um Futuro Próximo” de Rui Tavares e Érica Dias (ambos residentes em Oliveira de Frades) a mais sólida das seis candidaturas recebidas, adequando-se na perfeição aos propósitos do prémio Jovens Expressões de Lafões pois revelou uma enorme maturidade conceptual e uma articulação bem conseguida entre áreas artísticas (no caso entre a música experimental e a dança contemporânea).

/
Ficha Técnica:
Interpretação: Rui Tavares, Érica Dias e dez bailarinas da Associação Cultural e Recreativa de Oliveira de Frades (ACROF)
Dramaturgia: Rui Tavares e Érica Dias
Coreografia: Rui Tavares e Érica Dias
Música e composição: Rui Tavares
Guarda roupa: Érica Dias
Cenários: Rui Tavares e Érica Dias
Produção executiva: Diana Silva
Desenho gráfico e fotografias: Liliana Silva

/
Datas, locais e horários:

​11 Novembro às 21h30
Cine Teatro Jaime Gralheiro (São Pedro do Sul)

25 Novembro às 21h30
Cine Teatro João Ribeiro (Vouzela)

Duração: 40 minutos
Faixa Etária: M/3
Entrada livre em todos os espetáculos

/
Mais informação em http://binauralmedia.org