"Círculos" / ATV - Académico de Torres Vedras, 26 e 27 abril, Torres Vedras

Cruzamento disciplinar
"Círculos" / ATV - Académico de Torres Vedras, 26 e 27 abril, Torres Vedras

"Lar, Doce Lar"

O ATV – Académico de Torres Vedras, em parceria com A Bolha – Teatro de Marionetas Associação e a AREPO – Associação de Ópera e Artes Contemporâneas, apresentam a primeira fase do projeto "Círculos", nos dias 26 e 27 de abril, em Torres Vedras. Partindo da realidade do território, o projeto pretende criar diferentes objetos artísticos, com a participação ativa da comunidade (da Encosta de São Vicente - Freguesias de Santa Maria São Pedro e Matacães). O projeto divide-se em 2 tempos. O primeiro, a decorrer este mês (26 e 27 abril 2025), apresenta-nos 3 atividades: LAR, DOCE LAR, uma instalação audiovisual de histórias de vida de residentes acompanhada de uma canção original; INCONTRO, um espetáculo de teatro de sombras; e POEMA(RIO) CANTADO, um espetáculo que resgata os poemas dos utentes do GADV que participaram num livro com o mesmo nome, dando a conhecer a sua experiência como pessoas portadoras de deficiência visual. O segundo momento, a decorrer em abril de 2026, será marcado por uma apresentação pública que cruza diferentes linguagens artísticas, "resultando num objeto artístico performativo, feito com os residentes dos bairros". 


INCONTRO

"Os círculos do nosso quotidiano serão poeticamente transformados em formas animadas, para que possam cruzar e habitar a parede branca e curvilínea do Auditório exterior do Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras, tal como as histórias de quem cruza e habita os espaços do bairro. Em formato de teatro de sombras de grandes proporções, a narrativa levar-nos-á ao encontro da circularidade dos dias e da vida, das sobreposições circulares das rotinas das gentes e dos elementos circulares que nos convidam ao encontro do outro".

LAR, DOCE LAR

"Instalação audiovisual a partir de histórias de vida de habitantes da Encosta de São Vicente. Na casa de todos nós, encontramos as vizinhas e os vizinhos que tornam estes bairros tão especiais. Vamos vê-los e ouvi-los, conhecer as suas histórias e deixar-nos acalentar pelos seus olhares e pelas vozes que povoam as nossas ruas. Os caminhos da escuta são ricos e poder partilhar as dores e as alegrias dos que nos abriram as portas, é um privilégio inigualável. O convite é para que viajem connosco por entre os sons, as imagens, os ambientes, calcorrear passados e presentes. Em suma, viajar pela vida, sempre em gratidão!"

POEMA(RIO) CANTADO

"Em 2022 a AREPO - Companhia de Ópera e Artes Contemporâneas, desenvolveu, em conjunto com o GADV – Gabinete de apoio à Deficiência Visual de Torres Vedras, o projeto “Poema(rio)” , que culminou com a apresentação do livro com o mesmo nome, onde vários utentes do GADV falaram da sua experiência como pessoas portadoras de deficiência visual. Do livro constam imagens, mensagens e poemas originais, que os utentes desejam partilhar com a comunidade.

O espetáculo “Poema(rio) Cantado”, tem como objetivo resgatar os poemas dos utentes que participaram no livro, alguns deles residentes nos bairros da Encosta de São Vicente, e transformá-los em “Lieder” (canções alemãs do século XIX), para voz, piano e violino. Para a apresentação pública destes “lieder” serão criados alguns elementos cénicos de forma a tornar o espetáculo orgânico".


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

PROGRAMAÇÃO CÍRCULOS – 1ª FASE – 2025

INCONTRO - TEATRO DE SOMBRAS
26 de abril, sábado | 21:30 | Centro de Artes e Criatividade, Torres Vedras

LAR, DOCE LAR 
Instalação Audiovisual sobre Histórias de Vida dos residentes nos Bairros com Apresentação de canção original do Coro da Música Sem Idade
27 de abril, domingo | 15:00 | Oficina Comunitária, Torres Vedras

POEMA(RIO) CANTADO 
Concerto encenado
27 de abril, domingo | 17:00 | LEIRA - Lugar de experimentação, investigação e relação artística, Torres Vedras


BILHETEIRA

Entrada livre


MAIS INFORMAÇÕES

www.atv.pt

 

 

 


Apoio: Programa "Arte e Periferias Urbanas" promovido pela Direção-Geral das Artes em parceria com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P. (AIMA)