PÚBLICO X LORCA - Estreia Mundial

Dança
PÚBLICO X LORCA - Estreia Mundial
Teatro da Cerca de São Bernardo, a 16 de novembro

@ Eduardo Cervera Retamar

Público X LORCA é uma criação colectiva a partir da peça “O Público”, do dramaturgo espanhol Federico García Lorca. Matilde Javier Ciria, “artista multidisciplinar” nascido em Murcia em 1978, com trabalho de pesquisa desenvolvido em torno do teatro físico e da dança butoh, assume a direcção de um grupo de artistas oriundos de quatro países: Espanha, Costa Rica, Portugal e França.
Na conferência de imprensa realizada há duas semanas, referiu-se à obra de Lorca como “poesia pura traduzida em texto dramático” e como “a obra perfeita” para trabalhar em conjunto “as diferentes linguagens do teatro físico, da dança e do teatro de texto”. Salientando as “infinitas camadas” que é possível encontrar na peça que o próprio Lorca considerou “irrepresentável” em 1933, logo depois de a ter escrito, Matilde destacou as interrogações que ela suscita, entre as quais a questão da liberdade: “o que fazes tu com a tua liberdade – tanto como pessoa como enquanto artista no palco?”. Ainda no que respeita aos conceitos-chave para a construção e interpretação do espectáculo, o encenador lembrou duas ideias muito presentes no trabalho de Lorca, que transportou para esta criação: “transformação e morte”.

Depois de Coimbra, o espectáculo partirá para uma digressão internacional, pelos restantes três países representados e por outros países da América Latina.

/
Ficha artística:
Interpretação: Arturo Campos (CR), Eduardo Retamar (ES), Matilde Javier Ciria (ES), Rafaela Bidarra (PT) 
Direcção: Matilde Javier Ciria (ES) 
Assistência de dramaturgia e contexto literário: Pablo de las Vecillas (ES) 
Direcção plástica: Carolina Santos (PT)
Máscaras: Maxence Thireau (FR), Carolina Santos (PT) 
Música – composição original: Fabian Arroyo (CR) 
Desenho de luz e direcção técnica: Jorge Ribeiro (PT) 
Assistência técnica: Vera Silva (PT)
Grafismo e fotografia: Carolina Santos (PT), Rafaela Bidarra (PT), Eduardo Retamar (ES), Matilde Javier Ciria (ES), Stephanie Campos (CR)

/
Local, datas e horários:
Coimbra, Teatro da Cerca de São Bernardo
16 a 18 de Novembro de 2017
21h30

/
Informações e reservas:
M/14 > 6 a 10 Euros
239 718 238 / 966 302 488
geral@aescoladanoite.pt

/
Mais informações em:
http://weblog.aescoladanoite.pt/
Página no Facebook