"Torcer, amarrar e pender", 27 maio, Kunsthalle Lissabon, Lisboa

A Kunsthalle Lissabon apresenta-nos "Torcer, amarrar e pender", a primeira exposição individual em Portugal de Sonia Gomes, “uma das vozes mais relevantes da arte contemporânea brasileira. Através de uma prática baseada em têxteis, Gomes resgata materiais negligenciados, transformando-os em recipientes de memória, resistência e cuidado. A sua obra é um gesto radical de reconstrução de vidas, vozes, histórias e tradições através do tecido.
O título da exposição condensa os gestos que atravessam a obra de Gomes, tanto em termos materiais quanto simbólicos. São ações que remetem ao modo como a artista transforma tecidos em esculturas orgânicas, mas também ao entrelaçamento de histórias, afetos e redes de apoio que sustentam o seu trabalho. Em algumas obras, cordas torcidas sustentam volumes suspensos que desafiam a gravidade, enquanto tecidos amarrados em tensão criam formas que oscilam entre abrigo e exposição. Esses gestos, alimentados por doações de roupas e outros têxteis por pessoas de diferentes origens, tornam-se parte de uma narrativa maior, tecida coletivamente.
Torcer, amarrar e pender reúne uma seleção de trabalhos recentes da artista, oferecendo uma oportunidade única de entrar em contato com a abordagem expansiva de Gomes à forma e à narrativa e abrindo uma janela para o seu processo de trabalho, no qual o objeto final é inseparável dos gestos, experiências e comunidades que o compõem”.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Sonia Gomes
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
Kunsthalle Lissabon
27 de maio
18h00
BILHETEIRA
Entrada livre
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
Aberto a todo o público
MAIS INFORMAÇÕES
A Kunsthalle Lissabon integra a RPAC - Rede Portuguesa de Arte Contemporânea