DEMORA: Experiência da Cidade em Corpo

Dança
DEMORA: Experiência da Cidade em Corpo
Candidaturas abertas para residência de investigação artística

© Play Bleu

Estão abertas até dia 15 de dezembro as candidaturas para a residência em investigação artística DEMORA: Experiência da Cidade em Corpo, do C.E.M. - Centro em Movimento.

A DEMORA é uma Residência de investigação artística que acolhe entre 6 a 7 profissionais (artistas/investigadores) que desenvolvem trabalho de corpo (dança\escrita\teoria crítica...) a partir da vivência com a cidade.

A DEMORA terá a duração de dois meses e meio e inclui 5 horas diárias de práticas a solo na rua (parte desse exercício de escuta-ação é acompanhado pelos orientadores) 3 horas semanais de práticas em conjunto na sala branca - estúdio do c.e.m, pontualmente acompanhadas pelos orientadores, 2 horas semanais de orientação um-a-um com uma das orientadoras.

A DEMORA propõe-se permitir a um conjunto de investigadores artísticos um adentramento na especificidade do trabalho do c.e.m na relação com pessoas e lugares e a geração de material de criação e\ou documentação em dança, escrita ou outro suporte, emergente dessa experiência imersiva.

A DEMORA tem início a 19 de Março e fim a 31 de Maio com possível desenvolvimento posterior do trabalho emergente, conversado caso a caso.

A primeira semana prevê a frequência das práticas de corpo da manhã que integram o Risco da Dança (curso intensivo de formação e criação nos estudos do corpo e do movimento) e uma saída da parte da tarde em que os demoradores caminharão e poisarão por Lisboa levantando a possibilidade de escolher ou ser escolhido por um lugar. A segunda semana prevê já o aparecimento de rotas em conjunto passando e poisando junto dos lugares escolhidos por cada demorador.

Os dois meses de abril e maio preveem as 5 horas diárias com o lugar escolhido em solidão, que não é isolamento... os orientadores estarão presentes com cada um-a-um dos demoradores ao longo desses demoramentos. As 3 horas semanais na sala branca gostariam de ser momentos de habitar-com deixando os corpos trazerem à dança-fala-pensamento-escrita aquilo que estiver a fazer-se presente. As duas horas semanais de orientações um-a-um tomarão a forma falada-dançada-pensada que se tornar pertinente em cada momento. Haverá ainda a possibilidade de habitar a sala branca em ajuntamentos de 1-2-3... conforme se fizer urgente.

Da nossa experiência de estar com a cidade não há encontro sem deformação e essa deformação implica o reajustamento, o deslocamento, a reconfiguração de todas as partículas envolvidas no encontro. É essa deformação do encontro que queremos convidar com a DEMORA.

Se essa deformação se faz escrita ou dança ou se se adensa em pensamento ou se se faz em rede de afectos com as pessoas e coisas do lugar... não sabemos... o convite é estar com escutante. E a escuta é ação.

/
Orientadores da DEMORA: Sofia Neuparth, Margarida Agostinho e Luz da Camara

As candidaturas são conversadas e pedem como abertura do encontro:
- uma bio, uma possível história de vida,
- um escrito considerando o que a/o move para integrar a DEMORA,
- um cv com notas que ressaltem a experiência anterior em práticas com lugares e pessoas.

O material deverá ser enviado para os seguintes emails:
sofianeuparth@gmail.com
cem@c-e-m.org
margaridaragostinho@gmail.com
luzdacamara@gmail.com

/
Local: c.em – centro em movimento
Rua dos Fanqueiros, nº 150 – 1º, Lisboa
21 8871763 – 91 9708336 – producao@c-e-m.org

/
Mais info em:
www.c-e-m.org
www.facebook.com/centroemmovimentolisboa/

Imagem: Play Bleu