InShadow - Festival de Dança e Cinema volta a Lisboa - de 16 de novembro a 22 de dezembro

Cruzamento disciplinar
InShadow - Festival de Dança e Cinema volta a Lisboa - de 16 de novembro a 22 de dezembro

voarte

De 16 de novembro a 22 de dezembro 2017, "são várias as iniciativas para todos ​os ​que procuram o encontro imprevisível entre cinema e dança. A programação do Festival InShadow revela o melhor na área da criação artística transdisciplinar,  dividida nas áreas do vídeo, performance, instalações e exposições". Na sua 9ª edição, o InShadow decorre na Cinemateca Portuguesa, Museu da Marioneta, Fundação Portuguesa das Comunicações, Espaço Santa Catarina, Teatro do Bairro, Espaço Cultural das Mercês​, Fnac do Chiado, O'culto da Ajuda, Cinema – Fora – Dos Leões e nas Escolas parceiras - ETIC, FMH, ESD, EEAA ESE, FLUL.

O InShadow começou a 16 de novembro com uma Competição Internacional de Documentário na Cinemateca Portuguesa, a qual decorreu até ao dia 18 e exibiu 15 filmes centrados nos processos de criação artística na área da performance e dança. O Melhor Documentário será distinguido com o prémio Luna Andermatt, patrocinado pela Conserveira de Lisboa. O InShadow regressa à Cinemateca a 15 de dezembro, às 21h30, com o documentário sobre o processo criativo do coreógrafo João Fiadeiro “O que fazer daqui para trás”, em estreia absoluta.

De 20 a 24 novembro, LittleShadow desafiou o sentido criativo e crítico de crianças das escolas de Lisboa com o LAC (Laboratório de Actividades Criativas) e a Competição Internacional de Filmes de Animação na Fundação Portuguesa das Comunicações e no Museu da Marioneta. A novidade deste ano do LittleShadow foi a performance “El Cruce” da Companhia Espanhola "A2manos" nos dias 22 e 23 de novembro, às 10h30, no Museu da Marioneta.

A Competição Internacional de Vídeo-Dança, um dos núcleos programáticos com mais destaque do Festival InShadow, volta ao Teatro do Bairro de 28 de novembro a 1 de dezembro com a presença de realizadores e coreógrafos nacionais e internacionais. As sessões são compostas por 40 filmes de 21 países, que revelam múltiplas histórias, num desejo comum de chegar à essência da conexão entre o ecrã e o corpo em movimento.

 A 2 de dezembro, como vem sendo habitual, acontece a cerimónia de entrega de prémios e a festa de encerramento com Dj set.

De 20 de Novembro a 21 de dezembro o corpo e a imagem  conquistam os seus lugares nos ecrãs e nos palcos através de exposições  e instalações na Fundação Portuguesa das Comunicações (20 nov. - 9 dez.), no Espaço Santa Catarina (21 - 30 nov.) e no Espaço Cultural das Mercês (5 - 21 dez.). Destaque para a performance-instalação de rua "Involuntário" no Miradouro São Pedro de Alcântara e no Largo Camões, nos dias 26 e 29 de novembro respetivamente. Realizadores, coreógrafos e bailarinos nacionais e internacionais  exploram objetos artísticos e desafiam o público à reflexão e ao debate entre conversas, workshops de escrita e movimento e de dança inclusiva.

O Festival InShadow termina com a apresentação da performance "Mutabilis/rosa" nos dias 20, 21 e 22 de dezembro no O'culto da Ajuda, uma coprodução entre a Miso Music Portugal e ​a Sentidos Ilimitados. Ainda a 22 de dezembro, em Évora, o Inshadow apresenta a Extensão dos filmes premiados de 2017 no Cinema - Fora - dos - Leões.

O Festival InShadow destaca-se internacionalmente na área do vídeo-dança e performance assumindo um caminho essencialmente de risco no cruzamento de áreas artísticas do corpo e da imagem.

/
Programa:
www.voarte.com/pt/festvoarte/inshadow/edicao/programacao/

/
Mais informações:
www.voarte.com