Teoria 5S - ESTREIA ABSOLUTA

Teatro
Teoria 5S - ESTREIA ABSOLUTA
Teatro Municipal do Porto / Rivoli - 24 e 25 de novembro

visões úteis

"É simples: Se isto fosse explodir tudo e tivesses um minuto para agarrar qualquer coisa para salvar, o que é que salvavas?"
A conservação das memórias através de um arquivo morto (ou de objetos do passado) é algo que nos prende a um tempo onde já não podemos existir nem atuar. Não será, assim, o ato da destruição desse arquivo uma libertação necessária para podermos pertencer verdadeiramente ao presente e nos projetarmos no futuro, para nos podermos mover, seguir caminho? Por outro lado, sem esse espólio seremos nós ainda alguma coisa? Não será a única forma de identificação de uma pessoa a materialização daquilo que fez e experienciou no passado?

“Teoria 5S”, coprodução entre o Visões Úteis e o Teatro Municipal do Porto, é a primeira de duas criações originais – a que se seguirá “Velocidade de Escape”, coprodução com o Teatro Nacional S. João em março de 2018 – dedicadas a esse confronto com o nosso lastro físico, e à eventual (ilusória?)  libertação que a sua destruição ou redução minimalista nos poderá trazer. 

O espetáculo, que reflete com humor sobre uma certa ansiedade reducionista (ou mesmo minimalista) dos nossos tempos, inspira-se no confronto com o arquivo que o Visões Úteis criou ao longo de mais de duas décadas, e é marcado pelo reencontro com dois atores que ocupam um lugar muito especial nesse arquivo – e na própria história do teatro do Porto -, Jorge Paupério e Óscar Branco.

Em “Teoria 5S”, um grupo de pessoas mergulha no seu arquivo comum, forçando-o aos ensinamentos e regras trazidos por uma especialista em metodologias de arrumação, organização e eficácia. Um caminho de redução material que tenta criar espaço para um futuro mais promissor, mas que vai afinal mostrar-se cheio de paradoxos, expondo fragilidades individuais e fraturas dentro do próprio grupo. Se calhar alguns de nós não cabem no futuro…?

/
Locais, datas e horários de apresentação:
Teatro Municipal do Porto / Rivoli - Auditório Isabel Alves Costa
24 de novembro (sexta): 21h30  
25 de novembro (sábado): 19h
No dia 24 de novembro haverá lugar a uma conversa pós-espetáculo com a equipa artística do Visões Úteis e Fernando Matos de Oliveira, diretor do Teatro Académico Gil Vicente e docente na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Duração: 75 minutos
Maiores de 12 anos

/
Informação de bilheteira:
Bilhetes: 5€ - Bilheteira online

/
Ficha Artística:
Direção e Texto Ana Vitorino, Carlos Costa, João Martins 
Cenografia e Figurinos Inês de Carvalho 
Desenho de Luz Pedro Correia 
Banda sonora original e Sonoplastia João Martins 
Vídeo Nuno Barbosa 
Cocriação Ana Azevedo, Jorge Paupério, Óscar Branco 
Interpretação Ana Azevedo, Ana Vitorino, Carlos Costa, Jorge Paupério, Óscar Branco 
Produção Executiva Teresa Camarinha 
Coordenação de Montagem: Zé Diogo Cunha 

/
Mais informação em:
Visões úteis 
Teatro Municipal do Porto - Rivoli