"A Riparian Lore", de Leo Asemota, 31 julho (inauguração), Galeria Hangar, Lisboa

Artes visuais
"A Riparian Lore", de Leo Asemota, 31 julho (inauguração), Galeria Hangar, Lisboa

Imagem: Leo Asemota: Compositional for "A Riparian Lore" . © Leo Asemota. Courtesy Leo Asemota / EoTLA

O Hangar - Centro de Investigação Artística tem o prazer de convidar para a inauguração de "A Riparian Lore", do artista Leo Asemota, uma exposição que apresenta um conjunto de novas obras de Asemota no âmbito do "Ens Project". 
 
"Asemota extrai da tradição oral, bem como do conhecimento escrito, o encontro e as trocas entre os povos dos reinos do Benim e de Portugal, que se iniciaram no século XVI, durante os reinados de Oba (Rei) Esigie do Benim e do Rei D.Manuel de Portugal. A exposição abre com obras em papel velino, apresentadas em molduras e caixas feitas em madeira de Sapele. Estas obras serão ainda desenvolvidas através de uma instalação artística ao vivo intitulada “A Manobra do Navegador”, na qual Asemota utiliza o explorador e navegador português João Afonso de Aveiro como avatar.
 
“A Riparian Lore” é o sétimo capítulo dedicado a um local específico em “Eo ipso”, a terceira fase do “Ens Project”. Os capítulos anteriores desta terceira fase foram realizados no Tate Modern, em Londres (2012), no British Museum, em Londres (2013), na Bienal de Sharjah (2018), no Pitt Rivers Museum, em Oxford, e na Haus der Kulturen der Welt, em Berlim (2022).
 
O "Ens Project" é um projeto de longa duração de Asemota. As suas fontes formativas são a tradição de arte e cerimónia do povo Edo do Benim; a era de expansão da Grã-Bretanha vitoriana, durante a qual se verificou o saque e a pilhagem do antigo Reino do Benim; e o ensaio “The Work of Art in the Age of Mechanical Reproduction” do teórico alemão Walter Benjamin (1892 – 1940).  Até ao momento, o"Ens Project" inclui três fases: First Principles (2005 – 2008), The Handmaiden (2009 – 2012) e Eo ipso, (2012 – a decorrer)".