"A Baba do Lobo", pela Cem Palcos, 15 agosto, Festival Altitudes (Teatro Regional da Serra do Montemuro), Castro Daire

"Nos anos 40 do século XX, nas regiões serranas do centro e norte de Portugal, a mineração do volfrâmio surgiu como um milagre económico, uma “febre do ouro negro” que prometia transformar a vida de muitos lavradores — até então a viver no limiar da fome —, oferecendo-lhes a possibilidade de alcançarem pequenas ou grandes fortunas. Poucos terão parado para pensar nas consequências sociais, ambientais e políticas das minas, ou na razão que levava ingleses e alemães a correr atrás da “baba do lobo”. O tão desejado volfrâmio (do alemão lobo + baba), ou tungsténio (do sueco pedra + pesada), é utilizado em ligas metálicas na indústria de armamento.
A CEM Palcos (Portugal) e o Teatro Vila Velha (Brasil) juntam-se na criação de um espetáculo que questiona e reivindica, com urgência, a necessidade de olharmos para o passado, para informar o presente e preparar um futuro mais justo para nós e para o sistema ecológico de que fazemos parte".
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
15 de agosto de 2025, às 21h30
Festival Altitudes
Teatro Regional da Serra do Montemuro
Castro Daire
COCRIAÇÃO
CEM Palcos e Teatro Vila Velha
COPRODUÇÃO
Município de Moimenta da Beira, Município de São Pedro do Sul, Município do Sátão, Município de Vila Nova de Paiva e Município de Vouzela
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/12
MAIS INFORMAÇÕES
Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes