MARQUISE: Fragmentos de “En una casa”, Ana Penyas (ilustração) e Alba Herrero (investigação), 13 setembro a 7 novembro, Casa da Esquina, Coimbra

Artes visuais
MARQUISE: Fragmentos de “En una casa”, Ana Penyas (ilustração) e Alba Herrero (investigação), 13 setembro a 7 novembro, Casa da Esquina, Coimbra

“En una casa, fala sobre o trabalho doméstico e do cuidado remunerado, aquele que é realizado fora da própria casa, na intimidade do lar de outra pessoa. Trata-se de um projeto híbrido entre a narrativa gráfica e a pesquisa social, entre o cuidado com os relatos em primeira pessoa e a cumplicidade poética com a qual a ilustração dialoga com essa escuta atenta. Um percurso íntimo e político. 
O projeto original foi inaugurado em novembro de 2022 no IVAM (Valência), instituição que financiou o trabalho de pesquisa prévio e a própria exposição. O que aqui se apresenta é uma parte desse primeiro trabalho, um percurso sobre as condições materiais, simbólicas, sociais e políticas que atravessam esse tipo de trabalho. Colocar o foco nele revela transformações ligadas ao modelo de mulher, às configurações familiares, às relações de poder e à estrutura social como um todo.
En una Casa propõe um diálogo entre a etnografia e a criação artística, transita entre ambas e procura ampliar a memória coletiva, subjacente, a partir da experiência de trabalhadoras e empregadoras. Propõe uma releitura aberta sobre a capacidade que as imagens têm, neste caso em relação com os relatos e as experiências próprias, de alterar imaginários, ampliar o olhar crítico sobre o passado, as trajetórias da organização coletiva e de reivindicação de direitos e condições de trabalho dignas e de nos fazer questionar sobre futuros possíveis e desejáveis”.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Alba Herrero Garcés trabalha a partir da etnografia; Ana Penyas acompanha-a e transforma em imagens aquilo que emerge das entrevistas que ambas realizaram juntas e do arquivo que reuniram ao longo da pesquisa. Estão representadas mulheres, trabalhadoras domésticas e de cuidados na sua maioria, mas também empregadoras, todas residentes no território valenciano, tanto urbano quanto rural, mas de diferentes origens.


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

Inauguração | 13 de setembro de 2025, às 17h00 
Datas | 13 de setembro a 07 de novembro 
Horário | Terça a sexta-feira das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h30
Casa da Esquina
Coimbra


BILHETEIRA

Entrada livre

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes