"Lost Causes" (mesa-redonda com Inês Lobo, moderada por Pedro Campos Costa), 23 outubro, Fundação e Instituto Marques da Silva, Porto

Arquitetura
"Lost Causes" (mesa-redonda com Inês Lobo, moderada por Pedro Campos Costa), 23 outubro, Fundação e Instituto Marques da Silva, Porto

O projecto ‘Lost Causes’, de Tiago Antero e João Manuel Miranda, apresenta uma coleção de projetos no território português, não construídos, que foram submetidos a concursos e não ganharam. O que acontece a estas ideias? Continuam a merecer ser celebradas? De acordo com a premissa do projeto: “estas visões não concretizadas, muitas vezes nascidas de períodos de trabalho intenso, possuem, ao sabor do ‘mistério da possibilidade’, um fascínio inegável – digno de ser “celebrado”.

Proposta

Apesar de não construídos, 11 projetos de ateliers que continuam a inspirar arquitetos e entusiastas foram seleccionados para uma exposição e um livro. 'Lost Causes' incentiva os visitantes a re-imaginar as possibilidades da arquitectura, levando-os a questionar as normas convencionais e a abraçar ideias audaciosas. Ao fazê-lo, a publicação estende um convite aberto para repensar os limites do desenho e desafiar noções pré-concebidas. Além disso, promove um diálogo entre diferentes realidades, seja entre arquitetos e visitantes, seja entre diferentes contextos nacionais. 

A exposição e o lançamento do livro têm data prevista para o dia 22 de novembro de 2025 na Fundação e Instituto Marques da Silva (FIMS). Até lá, acontecem, em vários locais, conversas em torno do projeto. A próxima mesa redonda "Concurso Política" terá lugar no dia 23 de outubro de 2025, na FIMS, às 18h, no Porto.

A sessão contará com a participação de Pedro Baganha (vereador do urbanismo da Câmara Municipal do Porto), António Benjamim (Presidente do Conselho Diretivo do IHRU) e Inês Lobo (arquiteta). A moderação estará a cargo do arquiteto Pedro Campos Costa.

 

 

Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes