EM OBRAS | Exposição final / Zaratan, até 2 novembro, Lisboa

A Zaratan apresenta, até 2 de novembro, em Lisboa (R. de São Bento 432), a exposição final da quinta edição do laboratório experimental EM OBRAS, que decorreu durante 13 dias e contou com a participação de Agunamaise Remi, Filipe Vilas-Boas, Leal Pereira, Maria Couto e Tatyana Cristina. A entrada é gratuita.
"Longe dos métodos tradicionais de ensino, o laboratório enfatizou a prática, a improvisação, o debate e a colaboração. A discussão das obras de arte, as suas qualidades formais, o significado que cria, o ambiente envolvente, o trabalho do artista e o do espectador - todos estes assuntos têm características educacionais e são exemplos da abordagem curatorial da Zaratan às atividades de formação. Não se trata apenas de organizar a troca de saberes, mas antes de tudo, criar espaços discursivos: um contexto aberto para a existência da prática artística contemporânea.
O projeto expositivo assenta na relação colaborativa entre todos os envolvidos: uma comunidade em transformação, que foge das práticas de identificação e gera um mapa relacional dinâmico.
Após um intenso período de trabalho coletivo com o grupo de artistas/formadores – composto por António Olaio, Daniel Antunes Pinheiro, Gemma Noris, João Fonte Santa, José Chaves, Nuno Direitinho e Stéphane Blumer –, a galeria da Zaratan configura-se num palco para os participantes partilharem com o público as atividades desenvolvidas durante o workshop, onde o espaço físico é preenchido com pensamento e produções transversais, individuais e coletivas".
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
24 de outubro a 2 de novembro 2025
HORÁRIO | Qua-Dom 16:00 – 20:00
Zaratan
R. de São Bento 432
Lisboa
APOIO | República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Lisboa
A Zaratan – Arte Contemporânea integra a Rede Portuguesa de Arte Contemporânra (RPAC)
