Festival Regards Croisés Portugal 2025, pela KALE, 5 a 8 novembro, Vila Nova de Gaia

Dança
Festival Regards Croisés Portugal 2025, pela KALE, 5 a 8 novembro, Vila Nova de Gaia

DESCRIÇÃO:
 6.ª edição do festival transfronteiriço Regards Croisés Portugal, sob o signo do sonho e da transcendência, decorrerá em Vila Nova de Gaia, de 5 a 8 de novembro de 2025. O Armazém22 e o Auditório Municipal de Gaia receberão espetáculos de dança contemporânea, ensaios abertos e workshops para bailarinos e público em geral.
O Festival Regards Croisés Portugal é um projeto de colaboração coreográfi ca que promove a dança contemporânea e favorece o encontro entre públicos, artistas e instituições educativas, refl etindo diversas perspetivas artísticas e culturais provenientes de contextos geográfi cos distintos (Portugal, Espanha e França). Desde 2020, o festival é organizado pela Kale Cooperativa Cultural, em parceria com o Centro Coreográfi co Nacional Malandain Ballet Biarritz e a Fundición Bilbao (Bilbao, Espanha), com o apoio da Câmara Municipal de Gaia.

Na abertura ofi cial, que terá lugar no Auditório Municipal de Gaia, no dia 5 de novembro, será apresentada a nova criação da Kale Companhia de Dança, BET#1. Fiel ao espírito de partilha transfronteiriça do festival, a Kale convidou o coreógrafo francês Samuel Mathieu para criar uma peça à medida dos intérpretes da companhia.
BET#1, a nova criação original da KALE propõe uma arquitetura corporal combinada com uma constante mutação do espaço, revisitando os métodos de escrita coreográfi ca da história da dança contemporânea, para assim revelar uma poesia viva e dinâmica, refl exo de um mundo dependente do momento presente, constrangido desde o instante da inovação pelo dever de se renovar. 

No próximo dia 6 de novembro, no Armazém22, às 21h, o projeto «Janela Portugal» apresentará os primeiros passos coreográfi cos da jovem coreógrafa portuguesa Carolina Rocha, que, inspirando-se nos detalhes insignifi cantes do quotidiano, pretende transmitir a sua prática da poesia através da escrita coreográfi ca.

O festival continuará a fazer-nos sonhar no dia 7 de novembro, no Auditório Municipal de Gaia, com a apresentação da companhia La Mamma de «DREAM A LITTLE DREAM OF WE». Esta companhia, dirigida desde 2021 pela coreógrafa franco-cingalesa Tamara Fernando, permitirá acompanhar o percurso do indivíduo rumo ao coletivo, onde cada um confronta as suas ilusões e expectativas projetadas nos outros. Através de uma série de quadros poéticos, cinco bailarinos encarnarão a procura pela unidade e a complexidade das relações humanas.

No dia 8 de novembro, no Armazém22, às 17h, será a vez da dupla composta pelo cantor Beñat Achiary e pelo dançarino Mizel Theret nos fazer participar das suas conversas / «HIZKETAK», que, explorando a memória como espaço de transcendência, irão esclarecer as raízes profundas do património cultural basco através de uma escrita musical e coreográfi ca trabalhada. Estas conversas prestarão homenagem ao poeta basco Etxahun-Barkoxe e à prática deste desporto universal que é a pelota.

Para encerrar este festival com frescura e juventude no Auditório Municipal de Gaia, às 21h, será apresentado o programa «Dois», interpretado pelos jovens bailarinos da K2 Companhia Jovem que celebra 10 anos da sua criação. Este programa, da criação de Inês Cerqueira e Sara Moreira, em duas partes, que começa com uma homenagem ao compositor alemão Ludwig van Beethoven, propõe transformar o espaço cénico num terreno de jogos onde, entre a tradição e a transgressão, serão questionados os parâmetros do tempo e do espaço, a fi m de lançar um grito de independência e deixar que as conexões invisíveis entre os corpos se expressem através do movimento.

Além destes espetáculos no Auditório Municipal de Gaia e no Armazém22, ao preço único de 8 € por espetáculo ou passe geral a 30€, com acesso a todos os espetáculos, o Festival Regards Croisés Portugal oferece dois ensaios abertos com entrada gratuita, nos dias 6 e 7 de novembro, e dois workshops de dança, também gratuitos, destinados a bailarinos profi ssionais e pré-profi ssionais e ao público em geral.

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
CRÉDITOS REGARDS CROISÉS PORTUGAL
Produção | Kale Cooperativa Cultural
Parceiros Regards Croisés Portugal | Malandain Ballet Biarritz, La Fundición Bilbao, Apoio | Direção Geral das Artes, Câmara Municipal de Gaia, Armazém22, Ginasiano Escola de Dança
Parceiro Media | Antena2
Direção artística Regards Croisés Portugal | Gaël Domenger
Promotor:
KALE Cooperativa Cultural
Apoio:
República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Gaia
Auditório Municipal de Gaia
Parceiros Regards Croisés Portugal
Malandain Ballet Biarritz
La FuNdiciOn Bilbao
Ginasiano Escola de Dança
Armazém22
Parceiro Media:
Antena 2 KALE COOPERATIVA CULTURAL
Direção Artística | Joana Castro
Consultoria Artística | Gael Domenger
Direção jurídica e fi nanceira | Carlos Guilherme Aguiar
Produção Executiva | Gabriela Brás
Direção Técnica | Joaquim Madaíl
Técnico de Palco | Domingos Sousa
Design Gráfi co | Rapaz Carvão
Assessoria de Comunicação e Gestão de Redes Sociais | Mayra Paolinelli

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
05—08 novembro '25 Vila Nova de Gaia / Portugal Armazém22 e Auditório Municipal de Gaia

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Bilhetes Online Link Geral: https://ticketline.sapo.pt/evento/regards-2025-6-edicao-98699
Link Pack 5 Eventos: https://ticketline.sapo.pt/assinatura/regards-2025-6-edicao-pack-98703 - Bilheteira física Auditório Municipal de Gaia
3 de novembro: 09h30 - 12h00 | 14h30 - 17h00
4 de novembro: 09h30 - 12h00
5 de novembro: 14h30 -17h30 | 19h30 -21h00
6 de novembro: 09h30 - 12h00 | 14h30 - 17h00
7 de novembro: 14h30 -17h30 | 19h30 -21h00
8 de novembro: 14h30 -17h30 | 19h30 -21h00 - Bilheteira Física Armazém22
Rua de Guilherme Braga, 30.
4400-174 Vila Nova de Gaia, Portugal
Aberto 1 hora antes início espetáculo
Contacto:
armazem22@kale.pt

/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
O Espaço das Atividades (Armazém22 e Auditório Municipal de Gaia) possui acesso à pessoas com defi ciência motora.

/
LINK PARA SITE:
www.kale.pt