"Lost Causes", 21 novembro, Fundação Marques da Silva, Porto

Artes visuais
"Lost Causes", 21 novembro, Fundação Marques da Silva, Porto

A última sessão do projeto Lost Causes decorre no dia 21 de novembro de 2025, na Fundação Marques da Silva, no Porto, com o lançamento do livro "Lost Causes: Possibilidade e Política em Concursos de Habitação" e a abertura da exposição "Lost Causes: Possibilidade". 

O livro Lost Causes: Possibilidade e Política em Concursos de Habitação, com edição de João Manuel Miranda e Tiago Antero — e publicado pela editora Circo de Ideias — é o resultado de uma investigação do projeto Lost Causes, que tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre projetos não construídos e sobre concursos de arquitetura, a partir de múltiplas perspetivas. Lost Causes centra-se nos processos inerentes a estes domínios, projetos e concursos, desde dois eixos fundamentais: política e possibilidade.

A reflexão crítica presente neste livro conta com a participação de: aspa, Campos Costa Arquitetos, Conde Paradela, Cossement Cardoso, depA architects, Figueiredo+Pena, Leo Van Broeck, Luís Santiago Baptista, Josep Maria Borrell Bru, Marta Sequeira, Mesa Atelier, Nuno Reis Pereira, Pablo Pita Arquitectos, paula santos | arquitectura, ponto atelier e Pura.

Para além da dimensão reflexiva [patente na publicação] — que convoca novas referências e/ou novos raciocínios em cada contributo — a exposição Lost Causes: Possibilidade exibe mais de cinquenta materiais (cadernos, desenhos e maquetes) sobre diversas causas, funcionando como uma colecção de possibilidades. 

A coleção exposta, que materializa o pensamento e a experimentação arquitectónia, provém de doze ateliers que participaram em Concursos de Concepção promovidos por vários organismos públicos em Portugal, no âmbito do programa de Habitação.
Mais do que um exercício de nostalgia ou lamento, trata-se da elaboração de um instrumento de análise crítica, de valorização dos profissionais e de construção de um pensamento político, cultural e laboral mais robusto.

 

 

Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes