"VENI SPONSA CHRISTI – Devoção Mariana entre Roma e Portugal", 21 e 23 de novembro, Braga e Coimbra

Música
"VENI SPONSA CHRISTI – Devoção Mariana entre Roma e Portugal", 21 e 23 de novembro, Braga e Coimbra

Quarto Tom em concerto na Dinamarca, Farum Kirche (Agosto 2025). Crédito da fotografia: Reinhard Wilting

O projeto Veni Sponsa Christi, interpretado pelo ensemble vocal Quarto Tom, apresenta dois concertos que celebram o diálogo histórico e artístico entre os compositores Giovanni Pierluigi da Palestrina, Manuel Cardoso e João Lourenço Rebelo, destacando as relações musicais estabelecidas durante o reinado de D. João IV. O programa resulta de um trabalho de investigação e interpretação histórica, que procura evidenciar as ligações estéticas, espirituais e culturais entre Roma e Portugal na música vocal do século XVII.

Além dos concertos, o projeto inclui um ensaio aberto comentado pelo musicólogo e investigador José Abreu, pensado especialmente para estudantes e novos públicos, onde o ensemble partilha o processo artístico e o contexto histórico das obras, promovendo uma escuta mais próxima e consciente.

D. João IV, rei de Portugal entre 1640 e 1656, foi um respeitado melómano, tratadista, compositor e detentor de uma das maiores e mais sumptuosas bibliotecas musicais do seu tempo, lamentavelmente desaparecida na sequência do terramoto de 1755. Foi um confesso admirador e reconhecido defensor do estilo composicional de Giovanni Pierluigi da Palestrina (c.1525-1594) e soube rodear-se de vários dos mais competentes músicos portugueses, que apoiava generosamente, como são os casos de Manuel Cardoso (1566-1650) e João Lourenço Rebelo (1610-1661/5).

A partir do eixo que o monarca português logrou representar, propõe-se, com este projeto, criar uma ponte musical entre Roma e Portugal dos séculos XVI e XVII, aproveitando uma teia de efemérides e ligações cruzadas. Neste ano em que se celebra o provável 5º centenário do nascimento de G. P. da Palestrina, evocamos também o 4º centenário da publicação do Liber Primus Missarum (Lisboa 1625) de Manuel Cardoso. Este primeiro volume da obra polifónica de Cardoso, dedicado a D. João IV, constitui uma inquestionável homenagem ao mestre italiano: cinco das sete missas paródia são baseadas em motetes da autoria de Palestrina. Neste contexto, exploramos a relação entre a obra de ambos, a partir do motete de Palestrina "Veni sponsa Christi", incluído no seu volume "Motecta festorum totius anni" (Roma 1563), e da Missa homónima de Cardoso.

Esta teia completa-se com a figura de João Lourenço Rebelo: é o dedicatário de "Defensa de la música moderna" (?Lisboa ?1650), primeiro tratado atribuído a D. João IV, onde Palestrina é elogiado. Dois dias antes da sua morte em 1656, o monarca português fez provisões para garantir a publicação, em Roma, de um volume de obras de Rebelo, que se concretizou no ano seguinte. O ciclo é concluído com a apresentação dos praticamente desconhecidos salmos e Magnificat para vésperas marianas da autoria de João Lourenço Rebelo, a partir de um manuscrito do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra.

Os elementos que constituem o Ensemble Quarto Tom – ensemble com quase duas décadas de atividade na interpretação histórica – são especialistas internacionalmente galardoados na interpretação de música polifónica com especial ênfase na polifonia portuguesa. Todos eles foram membros do Coro Casa da Música e fundadores dos Cupertinos e o grupo mantém estreitas ligações à investigação científica na área da Musicologia com a Universidade de Coimbra, atestando o elevado valor histórico e artístico do projeto.

Este projeto tem o apoio de: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes; Antena 2; Museu Nogueira da Silva; Universidade de Coimbra: Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, Jornadas Mundos e Fundos, Ciclo de Música Orphika.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Cantus – Eva Braga Simões Altus – Gabriela Braga Simões Tenor – Luís Toscano

Bassus – Nuno Mendes Palestrante – Prof. Dr. José Abreu Produção – Ana Caseiro


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

21 de novembro de 2025, 10:30-12:30

Ensaio aberto comentado pelo Prof. Dr. José Abreu, Colégio de S. Jerónimo (Coimbra)

21 de novembro de 2025, 18:30

Concerto Museu Nogueira da Silva - Braga

23 de novembro de 2025, 18:30

Concerto Capela da Universidade de Coimbra

(inserido na 7ª edição do Ciclo de Música Orphika e das Jornadas Mundos e Fundos da Universidade de Coimbra)


BILHETEIRA

Braga: concerto com entrada livre, limitado à lotação da sala

Coimbra: ensaio aberto comentado e concerto com entrada livre, limitado à lotação da sala


ACESSIBILIDADE

Práticas de acessibilidade intelectual: ensaio aberto comentado dia 21 de novembro das 10h30 às 12h30 no Colégio de S. Jerónimo (Coimbra)