Exposições pop-up de Sheenagh Geoghegan e Ana Grubic, 27 e 28 novembro, na Zaratan (Lisboa)

Artes visuais
Exposições pop-up de Sheenagh Geoghegan e Ana Grubic, 27 e 28 novembro, na Zaratan (Lisboa)

“Matrix, Inner Glow” (2025) de Ana Grubic

DESCRIÇÃO:
A Zaratan tem o prazer de apresentar duas exposições pop-ups das artistas Sheenagh Geoghegan e Ana Grubic.

Sheenagh Geoghegan
"a tide, a deed, a deed, a tide," uma exposição pop-up de Sheenagh Geoghegan que mostra o trabalho desenvolvido durante a sua residência em Lisboa. A exposição será complementada por uma conversa com a artista na Sexta-feira, 28 de Novembro, às 18h00 e pelo lançamento de um póster em risografia em edição limitada, produzido em colaboração com Stolen Prints.
"Existe uma maré nos assuntos dos homens,
Que, se for aproveitada na enchente, leva à fortuna;
Se for omitida, toda a viagem da sua vida
Fica limitada a escolhos e misérias."
Shakespeare, Júlio César

Este trabalho é construído a partir do que essa maré e o tempo deixam para trás. Os objetos com que tenho trabalhado durante esta residência foram recolhidos nas ruas, com o seu valor de uso esgotado, mas saturados da "interação metabólica" do trabalho humano, descrita por Marx. Eu trabalho com estas coisas pelas suas camadas de histórias, pelas histórias sobre as quais só posso especular. São mistérios para sempre, como o "porquê" da minha própria existência. Na sua realidade háptica — nas suas fraturas e texturas desgastadas — encontro uma correspondência direta com os nossos próprios laços frágeis: as formas como precisamos uns dos outros, as formas como nos desintegramos e continuamos. Montá-los é um ato silencioso contra a maré do descarte. É um ato de escuta aos sussurros de vidas passadas, uma prática que ecoa a crença de Frantz Fanon de que "No mundo por onde viajo, estou incessantemente a criar-me." A partir dos pedaços que foram rotulados como inúteis, traço um mapa pungente da nossa existência partilhada e interligada.
BIOGRAFIA: A artista irlandesa SHEENAGH GEOGHEGAN concluiu o seu Mestrado em Belas Artes (MFA) na The Slade School of Art, em Londres, em 2013. Na sua exposição de final de curso, foi-lhe atribuída a Bolsa Stanford, o Prémio Orpen e o Prémio Charles Heath Hayward. Recebeu também inúmeros financiamentos do The Arts Council e da Culture Ireland. Expôs amplamente na Europa e na América, incluindo na Cornell University, Nova Iorque (2019), na Alma Zevi em Veneza e na Leila Heller Gallery, Nova Iorque. Participou no Simpósio de Cor e Poesia na The Slade, University College London, em 2025, 2024 e 2023. A sua obra faz parte de muitas coleções públicas e privadas, incluindo o Trinity College Dublin, a Limerick City Gallery e a The Environmental Protection Agency. Exposições individuais recentes incluem o Atelier Concorde em Lisboa (2023), a Camera Cluj, em Cluj, Roménia (2024), e a Limerick City Gallery of Art (2025). Em 2026, participará na prestigiada residência do Tyrone Guthrie Centre, na Irlanda.
https://www.sheenaghbgeoghegan.com/

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artista: Sheenagh Geoghegan
Direcção Artística: José Chaves e Gemma Noris
Mentoria da residência: Daniel Antunes Pinheiro
Assistência técnica: Luna Ramos
Documentação: Nuno Direitinho
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes

Ana Grubic
Matrix, Inner Glow, uma exposição pop-up de Ana Grubic que mostra o trabalho interdisciplinar desenvolvido durante a sua residência de um mês em Lisboa.
Na sua prática artística, Grubic explora a resiliência e a silenciosa perseverança da natureza dentro dos ambientes urbanos, fundindo de forma tradicional a gravura, a costura e objetos encontrados nas ruas e em redor da natureza. O novo conjunto de trabalho criado em Lisboa expande ainda mais estas bases. A residência proporcionou um espaço ideal para uma investigação e experimentação mais profundas, resultando em peças compostas por papel, luz, desenho, sombra e um suave brilho de fundo — elementos que, em conjunto, evocam a energia silenciosa e duradoura da vida. Aqui, a estrutura urbana da cidade é literalmente tecida nas peças: tampas de esgoto e azulejos serviram como inesperadas “matrizes” para impressão, enquanto a diversificada flora urbana, encontrando os seus próprios caminhos pela cidade, se integrou nesta nova e singular série. A exposição é complementada por uma conversa com a artista na Sexta-feira, 28 de Novembro, às 18h00. Será também lançado um póster em risografia em edição limitada, produzido em colaboração com a Stolen Prints.
BIOGRAFIA: ANA GRUBIC é uma artista interdisciplinar nascida em Rijeka, licenciada pela Universidade de Filosofia de Rijeka, onde estudou no Departamento de Belas Artes, com ênfase
especial em gravura. Sob a orientação do conceituado artista croata de gravura Josip Butkovic, ela adquiriu competências em gravura em talhe-doce, e após os seus estudos trabalhou no Atelier de Gravura em Susak. Desde 2004, é membro da Associação Croata de Artistas Plásticos de Rijeka. No seu trabalho, Ana começou com técnicas tradicionais de gravura, passando mais tarde para a impressão digital. Após um interregno de vários anos, voltou a dedicar-se à prática artística, focando-se na pintura, especialmente na aguarela. Durante este período, os seus temas exploram a ligação entre o corpo e o mundo interior e o mundo exterior da natureza e dos ciclos de vida. Nos seus trabalhos mais recentes, Ana adota uma abordagem interdisciplinar, concentrando-se na relação entre a natureza e o ambiente urbano. As suas obras têm sido expostas em exposições individuais e coletivas, tanto na Croácia como no estrangeiro.
https://www.anagrubic.com/

/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Artista: Ana Grubic
Direcção Artística: José Chaves e Gemma Noris
Mentoria da residência: Daniel Antunes Pinheiro
Assistência técnica: Luna Ramos
Documentação: Nuno Direitinho
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes

/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa
Open Studio | 27-28 de novembro, 2025, 16:00 – 20:00
Conversa com as Artistas | 28 de novembro, 2025, 18:00

/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Acesso gratuito

/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
As atividades públicas realizam-se no piso térreo da Zaratan, o que permite o acesso à galeria a pessoas com mobilidade reduzida. 

/
LINK PARA SITE:
www.zaratan.pt