"Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa”. Conversa + Espetáculo, pela Musibéria, 20 dezembro, Serpa

DESCRIÇÃO:
No ano de 2026, a Constituição da República Portuguesa (CRP) cumprirá 50 anos desde a data da sua aprovação e entrada em vigor.
“Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa” é um projeto desenvolvido pela Cultbéria, que visa promover a criação de obras musicais que tenham por referência a CRP, num amplo exercício de criação artística e de discussão crítica em torno do texto constitucional, propondo novos modos de escuta sobre o seu conteúdo.
O projeto tem ainda por objetivos fomentar a aproximação ao texto constitucional, esbater as barreiras da acessibilidade intelectual e social e robustecer o conhecimento dos direitos, liberdades e garantias pessoais.
O Musibéria (Serpa) será a sede: da criação das obras musicais; da apresentação pública das obras, através de espetáculos; da edição e publicação das obras musicais criadas; da realização de um ciclo de conversas sobre o texto constitucional; e de sessões de mediação e de leitura, envolvendo vários agrupamentos de escolas.
20 dezembro | 16H30 | Musibéria
- Conversa sobre o Artigo 34.º e o Artigo 35.º da Constituição da República Portuguesa com Madalena Santos
A quarta convidada do ciclo de conversas sobre a Constituição da República Portuguesa é Madalena Santos. A jurista da Câmara Municipal de Lisboa, presidente da Associação Portuguesa de Juristas Democratas e docente na Faculdade de Direito de Lisboa, irá abordar temas relacionados com o Artigo 34.º - Inviolabilidade do domicílio e da correspondência e o Artigo 35.º - Utilização da informática.
Integrado no projeto “Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa”, este ciclo de conversas tem como objetivo fomentar a aproximação ao texto constitucional, esbater as barreiras da acessibilidade intelectual e social, assim como robustecer o conhecimento dos direitos, liberdades e garantias pessoais.
- Espetáculo de Música de João Paulo Esteves da Silva (piano)
O pianista e compositor João Paulo Esteves da Silva apresenta um espetáculo de música no qual irá estrear a obra “Garantias de processo criminal”, inspirada no Artigo 32.º da Constituição da República Portuguesa.
A obra, criada no âmbito do projeto “Um outro ouvir: a Constituição da República Portuguesa”, desenvolvido pela Cultbéria, é o resultado da residência artística realizada no Musibéria.
M/6 anos
Duração: 2H30m
Entrada gratuita. Informações através de musiberia.serpa@gmail.com.
Produção: Associação Cultbéria
Financiamento: Município de Serpa, República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Apoio à divulgação: Diário do Alentejo, Rádio Voz da Planície, O Atual
Apoio: Associação Portuguesa de Juristas Democratas
Link: www.facebook.com/events/1775987809747382
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Conversa:
com Madalena Santos | Duração: 90m
Espetáculo:
João Paulo Esteves da Silva: piano
Duração 40m
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
Musibéria, Serpa, dia 20 de dezembro
Conversa + Espetáculo de Música às 16H30.
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Entrada gratuita
/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
M/6
/
LINK PARA SITE:
https://www.facebook.com/musiberia
