NOGA SHATZ | «Inner Skin / Derme», 20 e 21 dezembro, Zaratan – Arte Contemporânea, Lisboa

Artes visuais
NOGA SHATZ | «Inner Skin / Derme», 20 e 21 dezembro, Zaratan – Arte Contemporânea, Lisboa

“Inner Skin” (2025) de Noga Shatz

A Zaratan apresenta "Inner Skin / Derme", uma exposição pop-up de Noga Shatz que mostra o trabalho interdisciplinar que artista desenvolveu durante a sua residência de um mês em Lisboa.

Noga é uma artista multidisciplinar baseada em Londres. No seu trabalho, ela explora as identidades em camadas de mulheres, queers e pessoas não-binárias. Voltando atrás para avançar, ela pesquisa e faz reemergir narrativas históricas escondidas. A sua exploração inclui os julgamentos de bruxas dos séculos XVI e XVII, onde viúvas e mulheres solteiras que viviam fora das normas sociais eram demonizadas—expondo o medo da autonomia e da diferença por parte da sociedade. Ela também investiga as polaridades entre a idealização e a vilificação nas representações da feminilidade, olhando para contos mitológicos como O Nascimento de Vénus e Medusa.

Na Zaratan, Noga Shatz tem expandido a sua pesquisa para as histórias não contadas de Lisboa.
Por baixo da camada moderna de vida noturna e restaurantes do Bairro Alto reside uma longa e sombria história de conhecimento feminino, práticas de cura e resistência. As pinturas na exposição Inner Skin / Derme e a performance com o mesmo título são respostas contemporâneas que ecoam e corporizam a resiliência, o secretismo e a beleza complexa dessas vozes esquecidas. O público é convidado a vir ver, ouvir e sentir o ressurgimento destas histórias.

A performance conta com a colaboração de Catarina Frazão e Mariana Guerra.


NOGA SHATZ

NOGA SHATZ é uma artista multidisciplinar baseada em Londres. Possui um Mestrado (MFA with distinction) da Slade School of Fine Art, University College London. A sua prática explora identidades queer em camadas através de narrativas históricas, mitológicas e femininas. Treinada como pintora, Shatz vai além das formas tradicionais, empregando processos experimentais. Trabalhando com telas tingidas à mão e não esticadas—muitas vezes produzidas em espaços domésticos, como a sua banheira—ela afasta o seu trabalho das restrições do "olhar do pintor masculino" (male painter’s gaze), transformando a tela em formas esculturais que flutuam no espaço. Ao abraçar a fluidez do tecido, ela reconecta a sua prática com o significado cultural e histórico dos têxteis como um domínio tradicionalmente feminino.
Uma parte vital do seu trabalho é o envolvimento comunitário. Shatz é a fundadora do The Open Art Club CIC, uma organização social liderada por LGBTQ+ que oferece programas de arte totalmente subsidiados. Ela fez parcerias com outras organizações sociais e entidades financiadoras como Arbeit Studios, Drag Syndrome, e The Foundation for Future London para fornecer workshops e palestras inclusivas, centradas na identidade feminina, não-binária e queer, para as comunidades do Leste de Londres. O seu trabalho foi reconhecido com vários prémios, bolsas e destaques, incluindo o Anthony Dawson Print Award (2015), a Slade Summer School Residency (2015), Artista Altamente Recomendada no Ashurst Emerging Artist Prize (2019), o Rabinovich Foundation Exhibition Support Grant (2019), Arts Council England Grant (2020), The Flux Review (2021), The Foundation for Future London Award (2022 & 2023), ZARATAN AIR (2025), e FloorrMagazine (2025). Shatz tem exposto internacionalmente em mostras individuais e coletivas. Os destaques selecionados incluem EXH 15, Londres, Reino Unido (2025), Theia na Niru Ratnam Gallery, Londres, Reino Unido (2024), 50,000 Witches na OPC Gallery, Londres, Reino Unido (2023), Identity - Frankfurt, Alemanha (2020), e Foreign Subject no Artworks Project Space, Londres (2019).
www.nogashatz.com


 

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Artista: Agunamaise Remi
Direcção Artística: José Chaves e Gemma Noris
Mentoria da residência: Daniel Antunes Pinheiro
Assistência técnica: Luna Ramos
Documentação: Nuno Direitinho
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS

Zaratan – Arte Contemporânea, Rua de São Bento 432, 1250-221 Lisboa
Open Studio | 20 e 21 de dezembro de 2025, 16:00 – 20:00
Performance | 20 e 21 de dezembro de 2025, 18:00
Conversa com a Artista | 20 de dezembro de 2025, 18:30


BILHETEIRA

Acesso gratuito


ACESSIBILIDADE 

Acesso a pessoas com mobilidade reduzida.


MAIS INFORMAÇÕES

www.zaratan.pt