Ciclo de Cinema & Documentário Maria Augusta, da Companhia Teatro Braga, 14 a 17 janeiro

Cruzamento disciplinar
Ciclo de Cinema & Documentário Maria Augusta, da Companhia Teatro Braga, 14 a 17 janeiro

Descrição:
Na comemoração dos seus 45 anos, a ctb apresenta um ciclo sobre alguns trabalhos realizados e produzidos no seu departamento de imagem & som, maria augusta. um conjunto de 9 filmes, organizados em 6 sessões, tendo braga como denominador comum, com um naipe de actores, realizadores e diretores internacionais. Com filmes de alexej schipenko, frederico bustorff, wizzy mangoma e nils meisel, o ciclo culmina no dia 17 de janeiro com a estreia mundial de le circuit, um filme sobre ayrton senna, o conhecido piloto que é mais do que um tricampeão da fórmula 1 – é um símbolo de fé. este filme revela o mundo interior do piloto, a sua percepção da realidade como caminho, e da pista – tanto no sentido físico quanto no metafísico e religioso – até à vivência do momento da sua própria morte, no circuito de ÍMOLA, A 1 DE MAIO 1994.

A Mais Longa Digressão (2014 | 80 min)

A Mais Longa Digressão de Frederico Bustorff Madeira, é uma epopeia através da história dos 30 anos de vida da Companhia Nacional de Canto e Dança de Moçambique (CNCD). Projecto inserido no programa Inov-Art financiado pela Direcção Geral das Artes / Ministério da Cultura

Semana Santa (2014 | 27 min)

O director e escritor russo ortodoxo, Alexej Shipenko em coprodução com a CTB e com o projecto BragaCult desenvolveu uma oficina teórico-pratica de realização/edição vídeo e deu início às residências artísticas da MARIA AUGUSTA PRODUCTIONS. O resultado foi um documentário experimental centrado na celebração religiosa da Semana Santa de Braga. Este é um filme artístico e experimental que aborda a importância de Deus, da religião, das festas religiosas e dos rituais para a Humanidade, o Mundo e Arte.

Wizzy, a Visitor from Zimbabwe (2018|40min)

Wizzy Mangoma viaja desde o Zimbabwe até Braga, uma antiga cidade católica, para aprender acerca da Cidade e a sua Cultura. Durante a estadia Wizzy conecta-se de forma mais profunda com a cidade e as suas gentes.

Columbus (2016 | 28min)

Curta-metragem realizada por Frederico Madeira e Nils Meisel que tem como ponto de partida uma investigação sobre o território onde fica a estação de caminhos de ferro de Braga, e que, ao longo do seu processo de calcorreio, acaba por se deparar com algumas das realidades e engrenagens que mantêm aquela (i)relevante máquina do mundo.

Estação Terminal: Braga (2010 | 8 min)

Braga não é uma cidade de passagem, é o destino! Uma viagem pela Braga em transformação, a ancestralidade e os mistérios da contemporaneidade da cidade à luz do sol! Filme experimental apresentado como parte do projecto ‘WorkestraZona Histórica’ (espectáculo final da Oficina de Memória Musical coordenada pelo músico-escultor sonoro João Ricardo de Barros Oliveira) integrado no Projecto BragaCult, que visa contribuir para a revitalização cultural e social da região.

A Vida de Brian (2015|15min)

A CTB (Companhia Teatro Braga) fazendo uso das suas figuras mais proeminentes parte para mais uma digressão internacional até 3 cidades Ucranianas. Apesar dos contratempos e merdas, num ambiente de pré-guerra na região após a anexação da Crimeia, não foi mau de todo.

Até amanhã se Deus Quiser (2017|16min)

Até Amanhã Se Deus Quiser é um documentário de um trailer de um filme que não existe e, é também, sobre o prazer de acompanhar, a uma certa distância, a equipa que trabalhou na residência artística Hi-Fi-Duo-E-Re-Sí-Duo realizada nos espaços da antiga estação ferroviária de Braga.

Fidel&Ché (2015 |72 min)

Este filme é sobre apenas um dia — a segunda-feira, 9 de outubro de 1967 — e sobre duas pessoas conhecidas por todos.Nesse dia, Ernesto Che Guevara foi assassinado na Bolívia, e John Lennon celebrava o seu 27.º aniversário. Yoko Ono e Fidel Castro também pertencem a este dia e a este filme, que decorre em Cuba e na Índia, separadas por 14 000 quilómetros. Com: Stipe Erceg, Fumi Kimura, Rui Madeira, Carlos Feio.

Le Circuit (2025 |98 min) ESTREIA

Ayrton Senna é conhecido por todos os brasileiros e portugueses.

Ele é mais do que apenas um tricampeão da Fórmula 1 — é um símbolo de fé.

Este filme revela o mundo interior do piloto, a sua perceção da realidade como caminho, e da pista — tanto no sentido físico quanto no metafísico e religioso — até à vivência do momento da sua própria morte, no circuito de Imola, em 1 de maio de 1994. Com: Stipe Erceg, Tamara Thaïs, Reinhold Hanek, Ana Bustorff.

/
Locais, datas e horários de apresentação:

A MAIS LONGA DIGRESSÃO |THEATRO CIRCO – 14 DE JANEIRO ÀS 21H30

SEMANA SANTA; WIZZY, A VISITOR FROM ZIMBABWE; COLUMBUS | THEATRO CIRCO – 15 DE JANEIRO ÀS 15H00

SEMANA SANTA; ESTAÇÃO TERMINAL: BRAGA; COLUMBUS| THEATRO CIRCO – 15 DE JANEIRO ÀS 21H30

WIZZY, A VISITOR FROM ZIMBABWE; A VIDA DE BRIAN; ATÉ AMANHÃ SE DEUS QUISER | THEATRO CIRCO – 16 DE JANEIRO ÀS 21H30

FIDEL & CHÉ | THEATRO CIRCO – 17 JANEIRO ÀS 18H00

LE CIRCUIT | THEATRO CIRCO – 17 JANEIRO ÀS 21H30

 

/
Informações sobre bilheteira:
SESSÃO 4€
M|12
 

/
Acessibilidade (do espaço ou da oferta artística):
Garante o acesso a pessoas com deficiência.

 

/
Link para site:
https://www.ctb.pt/