"Mono-no-Aware", de Rafael Alvarez (Bodybuilders), 20 janeiro, Teatro das Figuras, Faro

© Vitor Ferreira
“MONO-NO-AWARE” [a beleza invisível das coisas efémeras], o mais recente espetáculo de dança contemporânea do coreógrafo Rafael Alvarez, que convida a uma viagem poética e meditativa, através de uma paisagem minimalista e enigmática, interpelada pelo conceito japonês do mono-no-aware. Um mergulho numa metáfora de mundos flutuantes (ukiyo) e coisas belas e frágeis, para refletir sobre a extravagância das coisas simples num mundo complicado. Um colete de salvação, para respirar à tona de água, a vida de todos os dias, no meio do fumo de todos os dias. No palco, Mariana Tengner Barros, Noeli Kikuchi e Rafael Alvarez, oferecem os seus corpos, a uma coreografia visual sobre a sensibilidade das coisas simples e belas, que nos emocionam na impermanência do mundo.
MONO-NO-AWARE estreou em Almada no Teatro Municipal Joaquim Benite (Transborda, Abril 2024), prosseguindo com apresentações ao longo de 2024, 2025 e 2026, em Coimbra, Ponte de Lima, Ponta Delgada, Faro, Lisboa e Vientiane/Laos. O espetáculo termina a sua carreira em Faro (20 Janeiro, Teatro das Figuras) e em Lisboa (31 Janeiro, Sala Valentim de Barros/Jardins do Bombarda), com duas apresentações finais no ano em que se assinala uma década de atividades de criação, mediação, produção e difusão da BODYBUILDERS, estrutura de dança contemporânea fundada em 2016 em Lisboa, focada na promoção e desenvolvimento do percurso de mais de 28 anos do coreógrafo Rafael Alvarez.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Direção Artística, Coreografia, Cenário e Figurinos: Rafael Alvarez
Co-criação e Interpretação: Mariana Tengner Barros, Noeli Kikuchi e Rafael Alvarez
Desenho de Luz e Direção Técnica: Nuno Patinho
Assistência: Abdulay Bragança Dias
Registo Vídeo e Teaser: Vitor Hugo Costa/Metafilmes
Fotografias: Elisabeth Vieira Alvarez
Produção e Difusão: Rafael Alvarez | BODYBUILDERS
Gestão Financeira: Sara Lamares
Assessoria de Imprensa: Mafalda Simões
Coprodução: Transborda/Núcleo de Artes Performativas de Almada e Casa da Dança (Almada), Festival Citemor (Montemor-o-Velho/Coimbra), Teatro das Figuras/Município de Faro (Faro), Teatro Diogo Bernardes/Município de Ponte de Lima (Ponte de Lima), Estúdio 13 (Ponta Delgada, Açores), FMK/Fang Mae Kong - International Dance Festival (Vientiane, Laos)
Parcerias: Largo Residências/Jardins do Bombarda, Metafilmes
Apoios em Residência: Opart - Estúdios Victor Córdon, Casa da Dança - Almada, Citemor/Citec, Palácio Pancas Palha/Companhia Olga Roriz
Media Partner: Antena 2
Apoio à Internacionalização:
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Apoio à Criação:
República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
Fundação GDA
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
20 janeiro 2026, 21h30
Teatro das Figuras, Faro
31 janeiro 2026, 21h
Sala Valentim de Barros, Jardins do Bombarda, Lisboa
BILHETEIRA
→ Sala Valentim de Barros, Jardins do Bombarda
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA
M/6
ACESSIBILIDADE
Ambos os espaços de apresentação são acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida
MAIS INFORMAÇÕES
www.bodybuilders.pt/mono-no-aware
