"Lourdes Castro: existe luz na sombra", até 1 fevereiro, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Açores

Artes visuais
"Lourdes Castro: existe luz na sombra", até 1 fevereiro, Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, Açores

"Lourdes Castro: existe luz na sombra" é a primeira exposição da artista madeirense em território açoriano, simbolizando assim uma ponte artística e cultural entre os dois arquipélagos. "Uma oportunidade para recordar Lourdes Castro e revisitar uma obra profundamente enraizada na memória, na sombra e na luz".
"Reconhecida como uma das vozes mais singulares e inovadoras da arte portuguesa do século XX, Lourdes Castro destacou-se pela forma como desafiou os limites da representação. A sua prática artística explorou de forma sistemática técnicas que procuram eternizar o efémero, conferindo visibilidade ao invisível e presença ao ausente".

A exposição resulta de uma colaboração entre o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira e o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores), no contexto de um projeto alargado apoiado pela DGARTES através da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC), da qual ambas as instituições fazem parte.

De 29 a 31 de janeiro, o Colóquio “Sombra-Luz” sinaliza a finissage da exposição. A iniciativa, a decorrer na Aula Magna da Universidade dos Açores e no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, é uma parceria com os Governos da Madeira, dos Açores e a Sociedade Nacional de Belas Artes e integra o programa paralelo da Capital Portuguesa da Cultura (PDL26). Tendo por mote de partida para reflexão os enquadramentos estéticos que envolvem a obra de Lourdes Castro, o Colóquio promove uma aproximação dos contextos da academia e das diversas comunidades educativas aos enquadramentos teórico-críticos e técnicos da arte contemporânea.

saiba +

 

 

 


O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores) e o MUDAS.Museu de Arte Contemporânea da Madeira integram a Rede Portuguesa de Arte Contemporânea (RPAC)