C-O-M: Composição – o Outro – Memória, de Rita Vilhena, 6 fevereiro, Lisboa

Patrícia Barata
DESCRIÇÃO:
C-O-M: Composição – o Outro – Memória é uma performance solo e interativa da coreógrafa Rita Vilhena, que aprofunda a investigação iniciada em Raio de Ti / Multirising the Other in I (2023). Se na obra anterior o foco era o autobiográfi co, aqui a pergunta é outra: pode a história do outro ser transmitida, incorporada e transformada em ritual?
Neste dispositivo cénico, a bailarina-performer acolhe e encarna narrativas partilhadas pelo público, transformando-as em movimento, presença e gesto. A cada encontro, constrói-se um espaço de troca sensorial e emocional, onde as fronteiras entre quem observa e quem atua se tornam permeáveis. A intérprete torna-se canal e corpo-receptáculo, dando forma às memórias, sensações e emoções que lhe são confi adas.
A performance integra ainda elementos visuais e sonoros que ampliam a dimensão poética, mística e imersiva da obra, conduzindo público e performer a uma experiência comum de escuta, conexão e transformação.
C-O-M afi rma-se, assim, como um ritual íntimo e coletivo, onde a arte performativa dá corpo ao que é partilhado — e onde cada história pode, por instantes, encontrar outra forma de existir.
/
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Conceito, conceção e interpretação: Rita Vilhena
Colaboração artística e apoio à dramaturgia: Vanessa Garcia
Olhar externo: Vera Mantero, Márcia Lança, Andresa Soares
Composição musical e interpretação: Henrique Vieira
Cenário: Elisa Pône
Desenho de iluminação: Bee Barros e Gabriela Claveria
Interativos tecnológicos: João Cabral
Fotografi a: Patrícia Barata, Vanessa Garcia
Design de comunicação: Patrícia Barata, Partícula Extravagante
Registo e edição de vídeo: Mariana Macedo
Produção: Partícula Extravagante
/
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS DE APRESENTAÇÃO:
6 de fevereiro – Goethe-Institut, Lisboa
14 de fevereiro – Cine-Teatro Avenida, Castelo Branco
17 de abril – Teatro Cine de Gouveia
28 de junho – Teatro Estúdio São Veiga (Ajidanha), Idanha-a-Nova
/
INFORMAÇÕES SOBRE BILHETEIRA:
Bilhete: 5€; Mediante reserva pelo link:
https://form.jotform.com/bookingextravagante/convite--c-o-m
/
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA:
Jovens (15-18 anos), adultos (19-64), seniores (superior a 65 anos)
/
ACESSIBILIDADE (DO ESPAÇO OU DA OFERTA ARTÍSTICA):
Não acessível para pessoas com mobilidade reduzida, sem intérprete de Língua Gestual Portuguesa ou Audiodescrição; a performance tem poucos momentos verbais, a língua dependerá do público.
/
LINK PARA SITE:
https://www.ritavilhena.com/ritavilhena/index.php?type=projects&txt_id=93&searchterm=&lng=nl
