Visita Guiada a "The Fall", com João Campolargo Teixeira, 15 fevereiro, Zaratan, Lisboa

“The Fall” (2026) © João Campolargo Teixeira
A Zaratan convida para um encontro com o artista João Campolargo Teixeira a propósito da sua exposição individual "The Fall", patente até 28 de fevereiro 2026 no número 432 da Rua de São Bento, Lisboa.
A conversa, a decorrer no dia 15 de fevereiro, terá como foco a instalação audiovisual ‘thunderword’('palavra-trovão'), um ensaio sensorial sobre a queda e o estrondo que explora o fenómeno meteorológico da trovoada.
Durante o encontro, serão partilhados os pressupostos teóricos e formais da instalação, bem como o imaginário de criação da peça, que materializa a onomatopeia monumental de James Joyce através de uma relação assíncrona entre luz e som visceral.
Durante a sessão, o artista estará disponível para responder a perguntas do público.
O encontro contará com um intérprete em Língua Gestual Portuguesa (LGP).
João Campolargo Teixeira (Vila Real, 1994) vive e trabalha em Lisboa. É licenciado em Escultura (2016) e mestre em Arte e Multimédia (2021) pela Faculdade de Belas-Artes de Lisboa. A sua prática artística caracteriza-se pelo cruzamento entre a escultura e suportes tecnológicos, desenvolvendo dispositivos audiovisuais e instalações que exploram a ativação sensorial do espaço. Com um percurso expositivo regular desde 2016, destacam-se as suas passagens por instituições e espaços como o MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, os Maus Hábitos, o Espaço Mira e o Fórum Cultural de Cerveira. Desenvolve um percurso expositivo regular desde 2016, com destaque para a participação em mostras em espaços como a Zaratan – Arte Contemporânea, o MACE – Museu de Arte Contemporânea de Elvas, os Maus Hábitos, o Espaço Mira e o Fórum Cultural de Cerveira. Possui obra pública instalada em Vila Real, Maia, Braga e Azaruja. O seu trabalho integra diversas coleções, nomeadamente a do DSTGroup, da Câmara Municipal da Maia e da Águas do Norte, entre outras.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Artista: João Campolargo Teixeira
Direção Artística: José Chaves e Gemma Noris
Assistência técnica: Luna Ramos
Interpretação LGP: Rita Aguilar
Apoio: República Portuguesa – Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes
LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS
15 de fevereiro de 2026, às 18h
Zaratan – Arte Contemporânea, 432
Rua de São Bento
Lisboa
BILHETEIRA
Entrada gratuita
MAIS INFORMAÇÕES
https://zaratan.pt/pt/exhibit/146
