Concerto "157.º Aniversário de Francisco de Lacerda", 9 maio, Aveiro

Música
Concerto "157.º Aniversário de Francisco de Lacerda", 9 maio, Aveiro

A apresentação do concerto "157.º Aniversário de Francisco de Lacerda" terá lugar no dia 9 de maio de 2026, às 18h, na Casa de Música de Aradas (Aveiro), no âmbito da 3.ª edição do CELEBRATORIUM – Ciclo de Concertos Comentados.

Nascido em maio de 1869, na Ribeira Seca, ilha de São Jorge (Açores), Francisco de Lacerda cresceu num meio profundamente ligado à música. Desde cedo contactou com a música tradicional, em particular a açoriana, a par de um conhecimento precoce do repertório clássico europeu. Após o percurso de estudos habitual de um jorgense — São Jorge, Terceira e Continente — Lacerda parte em 1895 para Paris como bolseiro da Coroa Portuguesa, tornando-se o primeiro músico português a beneficiar de uma bolsa oficial do Estado.

Em Paris Lacerda aprofunda a sua formação e assimila intensamente a estética musical francesa, convivendo com figuras centrais do meio artístico, como Vincent d’Indy e Claude Debussy, com quem estabelece uma amizade duradoura. Entre o cosmopolitismo parisiense e a evocação persistente das suas raízes, a obra de Francisco de Lacerda traça um percurso que este concerto procura espelhar: desde as primeiras peças de inspiração impressionista, como Papillons, até às Trovas, onde a música tradicional portuguesa surge como fonte de inspiração para a sua criação. A produção de Francisco de Lacerda define-se, assim, com um ciclo artístico que parte de uma matriz original, atravessa o afastamento geográfico e estético do cosmopolitismo europeu e culmina num regresso consciente e transformador às suas raízes culturais.


FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA

Carolina Prates, soprano 
Leonor Moisés, piano
Sara Maia, comentário 
EncorArte, produção

Programa:
Francisco de Lacerda
Papillons Dança Lenta
Canção do Berço
Lusitanas (Valsa de Fantasia)
Trovas para canto e voz


LOCAIS, DATAS E HORÁRIOS 

9 maio 2026 | 18h
Casa de Música de Aradas
Aveiro


BILHETEIRA

Entrada Livre


CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA

M/6


ACESSIBILIDADE 

O espaço garante acessibilidade física.


MAIS INFORMAÇÕES

EncorArte

 

 

 


Apoio: República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes