Eborae Musica apresenta a Ópera “La Serva Padrona”, 11 julho, Évora

Música
Eborae Musica apresenta a Ópera “La Serva Padrona”, 11 julho, Évora

A Associação Eborae Mvsica apresenta a ópera “La Serva Padrona”, de Giovanni Battista Pergolesi, no dia 11 de julho 2026, às 21h30, nos claustros do Convento dos Remédios, em Évora, no âmbito do XXVII Ciclo de Concertos “Música e Outras Artes nos Claustros”.


“Esta ópera narra a história de Serpina, uma criada perspicaz e determinada, que ambiciona casar-se com o seu patrão, Uberto.

Com música de Giovanni Battista Pergolesi (1710–1736), “La Serva Padrona” estreou em 1733 como intermezzo cómico da ópera séria “Il Prigionier Superbo”. Constituída por dois atos, era apresentada entre os três atos da obra principal, proporcionando um contraponto cómico à intensidade dramática da ação séria. O sucesso da obra foi imediato. Em poucos anos começou a circular de forma autónoma por diversos teatros italianos e europeus, afirmando-se como um dos exemplos mais representativos da opera buffa. A simplicidade da intriga, a vivacidade teatral das personagens e a eficácia da escrita musical de Pergolesi contribuíram para que a obra permanecesse em repertório até aos nossos dias, tornando-se uma referência incontornável da história da ópera cómica.

Os intérpretes do espetáculo são os seguintes: Sandra Medeiros, Serpina; Ricardo Panela, Uberto; Gonçalo Ramalho, Vespone (criado de Uberto); Francisco Sassetti, direção musical; Carlos Antunes, encenação, cenografia, desenho de luz, tradução e legendagem e Nuno Esteves (Blue), figurinos e caracterização”.


Os bilhetes para assistir à ópera podem ser adquiridos em bol.pt ou na bilheteira da Associação Eborae Mvsica.


Coprodução: Câmara Municipal de Évora
Apoio: Antena 2, Diário do Sul, Rádio Diana, A Defesa, O Registo e Moov Hotel

A Associação Eborae Mvsica é apoiada pela República Portuguesa - Cultura, Juventude e Desporto / Direção-Geral das Artes


MAIS INFORMAÇÕES

E-mail: eboraemusica@gmail.com 
Telefone: 266 746 750