O Pé de Vento estreia “História do Sábio fechado na sua Biblioteca” no dia 6 de janeiro, no Teatro da Vilarinha, Porto

Teatro
O Pé de Vento estreia “História do Sábio fechado na sua Biblioteca” no dia 6 de janeiro, no Teatro da Vilarinha, Porto

© Pé de Vento

Com encenação de João Luiz e texto de Manuel António Pina, “História do Sábio fechado na sua Biblioteca” estreia no Teatro da Vilarinha, no Porto, no dia 6 de janeiro, às 21h30. As sessões para o público em geral realizam-se entre 7 e 28 de janeiro, aos sábados e domingos, às 16h00; as sessões disponíveis por pré-marcação, decorrem de 9 de janeiro a 2 de fevereiro, de terça a sexta, às 11h00 e às 15h00.

/
Sinopse: 
(Por Pé de Vento)

História do Sábio fechado na sua biblioteca quando apareceu em 2008 foi para celebrar os 30 anos da parceria de Manuel António Pina com o Pé de Vento e assim festejarmos, em conjunto, um extenso percurso que, sem ele, teria sido bem diferente. 
Agora, quando estamos a assinalar um longo caminho de quatro décadas, caminho sem paralelo, que fomos trilhando com o M. A. Pina a escrever muitos dos textos que o Pé de Vento tem levado à cena. Do cruzamento da sua escrita com a nossa prática teatral resultaram alguns dos nossos melhores espetáculos, construídos sobre a base daquela cumplicidade que transforma a tarefa de pôr um texto em cena – “e que tarefa!” – numa aventura de partilha que se alarga aos espetadores, também eles cúmplices a cada representação.
Desta fiel parceria surgiu o conto “História do Sábio fechado na sua biblioteca” que nos fala de dois mundos: o do saber e o da vida. O mesmo se passa no teatro, quando passamos do texto e do trabalho de montagem à representação das emoções e dos afetos que ganham vida no palco – a vida que reconhecemos como sendo também nossa. Talvez por isso mesmo, se tenha tornado, agora, imprescindível a sua (re)criação

“História do Sábio fechado na sua biblioteca” desenvolve-se num território onde o desejo e o saber se confundem, onde as ideias sobre as coisas não se distinguem das próprias coisas; e onde estas se confrontam connosco, isto é: com a nossa “razão” e o nosso “sentir”. O percurso do nosso Sábio situa-se numa estreita faixa que vai do mundo do sonho à vivência da realidade, porque só através dela é possível intuir o sentido misterioso da existência.

/
Ficha artística e técnica: 
Encenação: João Luiz
Texto: Manuel António Pina
Cenografia: João Calvário – Rui Azevedo
Música: Pedro Junqeira Maia
Figurino: Susanne Rösler
Imagem/ desenho gráfico:    Pedro Pires
Interpretação: Anabela Nóbrega
Máscaras: Mestre Esteves - Tozé
Construção do sofá: Costelhaestofos - Sr. Gino
Montagem: Nuno Brandão
Operação de luz e som: Marta Coutinho
Divulgação: Cristina Moura Fonseca

/
Datas e horários:
Estreia: 6 de janeiro de 2018, às 21h30
Sessões para público em geral: 7 a 28 de de janeiro (sábados e domingos, às 16h00)
Sessões disponíveis para público organizado (conforme pré-marcação): 9 de janeiro a 2 de fevereiro de 2018, de terça a sexta-feira, às 11h00 e às 15h00

/
Contactos:
Pé de Vento
Teatro da Vilarinha
Rua da Vilarinha
1386–4100-513 Porto
geral@pedevento.pt
+351 226 108 924 

/
Bilheteira:
Preçário: entre 3,40 euros (bilhete de grupo a partir de 10 pessoas) e 7,40 euros (bilhete normal)

/
Público:
Classificação etária: maiores de 6 anos

/
Mais informações:
www.pedevento.pt 
www.teatropedevento.blogspot.com