Pintura em três actos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo

Artes visuais
Pintura em três actos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo
Fórum Cultural de Cerveira, de 13 de janeiro a 17 de março

Fundação Bienal de Arte de Cerveira

Construindo uma reflexão sobre a arte contemporânea, a mostra “Pintura em três atos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo” apresenta ao público, a partir de sábado, no Fórum Cultural de Cerveira, 15 obras de grande formato destes artistas.
A exposição, que integra o programa de comemoração dos 40 anos da Bienal Internacional de Arte de Cerveira, propõe reunir, num único espaço-tempo, obras de três artistas de gerações distintas que, em momentos também distintos, fizeram parte da bienal de arte mais antiga do país e se encontram representados na Coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC). Falamos de Ângelo de Sousa (Moçambique, 1938-2011), Gerardo Burmester (Portugal, 1953) e Marcos Covelo (Espanha, 1985).
Até 17 de março é proposto ao público um ensaio de aproximação entre as obras exibidas, como resultados de processos artísticos metódicos, sendo a sobreposição e/ou aposição (matérica, cromática, verbal/visual), e o protagonismo da cor elementos transversais e instauradores das mesmas.
A iniciativa contribui, assim, para construir “novos contextos de perceção e inteligibilidade para as obras a expor, e para o campo artístico contemporâneo, assim como uma revisão da própria história da Bienal”, como refere o coordenador artístico e de produção da FBAC, Cabral Pinto.
A exposição “Pintura em três atos: Ângelo de Sousa, Gerardo Burmester e Marcos Covelo” integra a candidatura “Bienal Internacional de Arte de Cerveira: 40 anos que projetam o futuro”.

/
Locais, Datas e Horários de apresentação:
Fórum Cultural de Cerveira
Avenida das Comunidades Portuguesas S/N 4920-275, Vila Nova de Cerveira
Terça a sexta-feira: 15h00 às 19h00; sábados e feriados: 10h00 às 13h00; 15h00 às 19h00

/
Mais informação:
https://www.facebook.com/events/1081290142013508/
http://bienaldecerveira.org/pintura-em-tres-atos-angelo-de-sousa-gerardo...