Debate de encerramento da exposição Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo

Arquitetura
Debate de encerramento da exposição Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo
3 de fevereiro no CCB

©Nicolò Galeazzi

O debate de encerramento exposição Neighbourhood: Where Alvaro meets Aldo com Ricardo Agarez e Tiago Mota Saraiva é já este sábado, dia 3 de fevereiro, no Centro Cultural de Belém, Lisboa.
A representação oficial portuguesa na XV Bienal de Arquitetura de Veneza escolheu, como tema central, o notável trabalho de Álvaro Siza no domínio da habitação social, abarcando os seus projetos em diferentes contextos – Campo di Marte (Veneza); Schlesisches Tor (Berlim); Schilderswijk West (Haia); e Bairro da Bouça (Porto) -, neles evidenciando a sua experiência de participação social, enquanto reflexo de uma compreensão democrática da cidade, da cidadania e da memória coletiva, também próxima do pensamento do seu contemporâneo Aldo Rossi.
Os projetos de Álvaro Siza criaram verdadeiros lugares de "vizinhança", tema central na atual agenda política europeia, em prol de uma sociedade mais inclusiva e multicultural. A exposição documenta ainda o regresso do arquiteto aos quatro bairros, em 2016, neles confrontando-se com fenómenos como a imigração, a guetoização, a turistificação e a gentrificação das cidades.

/
Ficha artística:
Curadoria: Nuno Grande e Roberto Cremascoli
Uma parceria da Direção-Geral das Artes com o Centro Cultural de Belém

/
Locais, datas, e horários:
Garagem Sul do CCB
Conversa: 2 fevereiro às 16h00, com Roberto Cremascoli (CANCELADA)
Debate de encerramento: 3 fevereiro, com Ricardo Agarez e Tiago Mota Saraiva
A entrada é livre

/
Mais informação:
Site do CCB