“Inspektor”, 34ª criação da Este - Estação Teatral

Teatro
“Inspektor”, 34ª criação da Este - Estação Teatral
2 a 11 de fevereiro no Fundão

Numa pequena cidade de província da Rússia de Nicolau I, os seus principais representantes, os directores e responsáveis pelas suas instituições, que agem a seu belo prazer, dissociados do interesse comum, surge a notícia de que pode estar já ali presente um inspector geral do reino para averiguar o bom funcionamento da sua edilidade. Notícia que põe todos em movimento, tal a instabilidade e preocupação que cria no ‘status’ há muito estabelecido por um grupo de caciques cujo burgomestre é o seu mais distinto impulsionador.
“Inspektor” é uma obra que nasce de outra (tem como ponto de partida o famoso texto de Nikolai Gógol, “O Inspector”), nesse potencial que a arte tem de desdobramento em novas funções. É, por isso, também, um trabalho de pesquisa da Estação Teatral que não fazendo peças de repertório as pode eventualmente revisitar para lhes buscar ressonâncias e sentidos actualizados pelos contextos específicos das suas abordagens.
A ideia de teatro que esta companhia vem pesquisando, agora na sua 34ª criação, como convive e como explora um texto realista da primeira metade do século XIX? O que há de comum e o que pode ser transposto para o dealbar de um século XXI onde a relação actor/espectador já não é a mesma? 
Liberdade, sociedade, ética, democracia, indivíduo, civilização, corrupção são algumas palavras-chave aqui perscrutadas através das marcas de uma companhia que vem desde sempre defendendo o sentido de uma centralidade da encenação como motor de uma obra teatral. A espacialidade, a narrativa dos corpos em acção no espaço, a relação interdependente ver-fazer, a perspectiva da percepção visual são marcas de uma criação. Numa época em que urge firmar o teatro como arte autónoma e integral e onde os conteúdos temáticos dos textos escritos não bastam por si só. Não bastam, na medida em que urge encontrar sempre um “como fazer” ou, se se preferir, entender que a forma também é o conteúdo e esta urge ser contemporânea – ou o teatro não subsiste senão enquanto uma tradição de uma tradição de uma tradição…

/
Ficha artística:
Encenação: Nuno Pino Custódio
Dramaturgia (a partir da obra de Nikolai Gógol): Nuno Pino Custódio, em co-criação com Joana Poejo, Pedro Fino, Roberto Querido, Samuel Querido e Tiago Poiares
Espaço Cénico: Pedro Novo
Figurinos: Maria Luiz
Desenho de Luz e Operação: Pedro Fino
Montagem: Pedro Novo e João Freitas
Confecção de Figurinos: Alfaiataria Juvenal
Fotografia: Miguel Proença
Design de Comunicação: Hugo Landeiro Domingues
Direcção de Produção: Alexandre Barata
Co-Produção: Cine Teatro Avenida de Castelo Branco
Interpretação: Joana Poejo, Roberto Querido, Samuel Querido e Tiago Poiares

/
Locais, datas, e horários:
Fundão
2 a 11 de fevereiro
sextas e sábados às 21h30 e domingos às 17h00
> 12

/
Mais informação:
275 772 499
96 385 93 94
esteteatro@gmail.com
www.esteteatro.com