A flauta mágica de Mozart pela Orquestra Metropolitana de Lisboa

Música
A flauta mágica de Mozart pela Orquestra Metropolitana de Lisboa
Dia 7 de fevereiro no Teatro Municipal Joaquim Benite

A flauta mágica foi escrita na recta final da vida de Mozart, numa altura em que o dinheiro e a saúde começavam a faltar ao compositor. Incentivado pelo seu amigo Emanuel Schikaneder (que também pôs mãos à obra, como autor do libreto), o génio austríaco compôs uma ópera que, sem desprezar a feição cómica tão cara ao gosto vienense, depressa se tornou numa das obras mais representativas dos ideais iluministas do século XVIII. O enredo acompanha as aventuras do príncipe Tamino e do seu escudeiro Papageno que, para resgatarem a bela Pamina, devem superar um conjunto de obstáculos carregados de simbolismo. O espectáculo é o culminar de mais uma edição do Atelier de Ópera da Metropolitana e conta com a participação do Coro de Câmara Lisboa Cantat, dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves.
Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) foi um prodigioso compositor e instrumentista austríaco. Por iniciativa do pai, iniciou um périplo pela Europa quando ainda era criança, actuando desde cedo para famílias reais e membros da aristocracia. Antes de completar 20 anos, já tinha escrito uma parte considerável da sua obra. Passou grande parte da sua vida entre Viena e Salzburgo, tocando na catedral e na corte.
Pedro Amaral (n. 1972) é maestro, compositor, professor e director artístico da Orquestra Metropolitana de Lisboa. Obteve a sua formação musical em Lisboa, Paris, Budapeste e Milão, tendo concluído um mestrado e um doutoramento sobre a obra de K. Stockhausen. Colabora regularmente com instituições nacionais e estrangeiras. Parte da sua obra está já editada em disco.

/
Ficha artistica:
Direcção cénica e vocal: Jorge Vaz de Carvalho
Maestro do coro: Jorge Carvalho Alves
Solistas: participantes no Atelier de Ópera da Metropolitana 2017/18

/
Locais, datas, e horários:
Teatro Municipal Joaquim Benites | Sala Principal
07 de fevereiro às 20h00
M/6

/
Reservas de bilhetes:
Preço: 7,5€ a 15€  
21 273 93 60
http://cta.bilheteiraonline.pt/

/
Mais informação:
www.ctalmada.pt