A Escola da Noite com sessões para escolas: "Catrapum", "Marionetas da Feira" e "Taleguinho" no TCSB, Coimbra

Teatro
A Escola da Noite com sessões para escolas: "Catrapum", "Marionetas da Feira" e "Taleguinho" no TCSB, Coimbra

"Um, dois, três… Papelinho Japonês!", pela Catrapum Catrapeia

Entre 23 de fevereiro e 12 de março, a Escola da Noite acolhe no Teatro da Cerca de São Bernardo três espetáculos para crianças. Numa extensão do programa dos Sábados para a Infância no TCSB, serão apresentadas sessões especiais para jardins de infância e escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico, durante a semana, de "Um, dois, três… Papelinho Japonês" (Catrapum Catrapeia), "Objetosfera" (Marionetas da Feira) e "Costurar cantigas e histórias" (Taleguinho). As inscrições estão abertas.

As sessões para escolas destes três espetáculos realizam-se mediante marcação prévia, através do (+351) 239 718 238 / (+351) 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt. Os bilhetes custam 3 euros por criança, sendo a entrada gratuita para as/os educadoras/es acompanhantes. Nas sessões para o público familiar, aos sábados, para as quais também é possível efetuar reserva, os bilhetes de adulto+criança custam 8 euros.

/
"Um, dois, três… Papelinho Japonês!", pela Catrapum Catrapeia
Papelinho Japonês: a arte do Origami em palco
A programação tem início já esta sexta-feira, 23 de fevereiro, com duas sessões do espetáculo de teatro e música "Um, dois, três… Papelinho Japonês", pela Catrapum Catrapeia (Vânia Couto e Sandra Henriques). Estreado no TCSB em 2017, o espetáculo oferece uma visita ao mundo imaginário do papel dobrado. Em palco, entre músicas e danças tradicionais japonesas e as formas mágicas do origami (incluindo em tamanho gigante), duas personagens "brincam, dançam, exploram, tocam e mudam de papel, que se transforma em barcos, dragões, caixas, cores, pássaros gigantes e muitas outras coisas". As sessões terão lugar às 10h30 e às 14h30. No sábado, o espetáculo para o público familiar está marcado para as 11h00.

/
"Objetosfera", pelas Marionetas da Feira
A parceria entre as Marionetas da Feira e Jorri (a Jigsaw) resulta num novo espetáculo que chega agora a Coimbra. "Objetosfera" é uma sucessão de manipulações e transmutações de objetos que transmitem ao público situações de poesia visual ou até comédia. Rui Sousa (marionetista, construtor, cenógrafo e encenador) transmuta e manipula os objetos e João Silva (músico e produtor) constrói a banda sonora em tempo real, com programações analógicas e instrumentos de brincar. Os espetáculos para jardins de infância e escolas acontecem no dia 2 de março (sexta-feira, 10h30 e 14h30) e a sessão para crianças e famílias, no âmbito dos Sábados para a Infância, está marcada para dia 3 de março, às 11h00.

/
Costurar cantigas e histórias: o "clássico" do Taleguinho
A encerrar este ciclo especial, o clássico dos Sábados para a Infância, que estreou no TCSB há precisamente três anos e que desde então não tem parado de encantar miúdos e graúdos. O Taleguinho, de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira, volta a apresentar o espetáculo "Costurar cantigas e histórias", que proporciona o contacto com a música tradicional portuguesa, através de um alinhamento que inclui canções, histórias e lengalengas, contadas e cantadas. Cada apresentação é uma experiência de cumplicidades, onde os sons, as palavras, os gestos, as imagens e os silêncios a todos surpreendem. Depois da sessão para o público familiar, marcada para 10 de março, Sábado, às 11h, as duas sessões para creches e escolas do primeiro ciclo terão lugar na manhã de dia 12, segunda-feira, às 10h00 e às 15h00.

/
Mais informações:
https://aescoladanoite.us10.list-manage.com/track/click?u=29073777e082426b01b6d2cbb&id=2ca27b2e5e&e=a096f2de28