PROGRAMA DE APOIO A PROJETOS 2018 - INTERNACIONALIZAÇÃO (CONCURSO)
COMISSÕES DE APRECIAÇÃO
/
Presidente:
Paulo Carretas
/
Especialistas efetivos:
Lígia Afonso
Maria João Nogueira Pinto Correia
Francisco Frazão
/
Especialistas suplentes:
Rita Dourado
Cristina Farinha
NOTAS BIOGRÁFICAS
ESPECIALISTAS EFETIVOS
Lígia Afonso
Doutoranda em História da Arte (FCSH-UNL/FAU-USP) com tese sobre a internacionalização contemporânea da arte portuguesa através do SNI (1951-1973).
É historiadora de arte, editora, educadora, investigadora do IHA e membro da AICA.
Tem integrado júris nacionais e internacionais de prémios e de seleção de projetos artísticos e curatoriais. Colaborou com várias instituições e projetos independentes em Portugal e no Brasil.
Foi assistente de curadoria da 29ª Bienal de São Paulo; co-curadora e coordenadora do programa editorial do Laboratório de Curadoria, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura; e curadora da exposição de Jorge Varanda no Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros. É professora convidada do curso de Programação e Produção Cultural da ESAD-IPL.
Maria João Nogueira Pinto Correia
Técnica superior do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P., afeta à Divisão de Ação Cultural Externa, competindo-lhe assegurar a formulação, coordenação e gestão dos programas de promoção e divulgação da cultura portuguesa no estrangeiro e dos programas de cooperação cultural em articulação com os Centros Culturais Portugueses e as Missões diplomáticas e consulares, bem como elaborar e acompanhar a execução de protocolos de colaboração cultural com entidades externas, nacionais e internacionais.
Francisco Frazão
Licenciado em Línguas e Literaturas Modernas - Estudos Portugueses e Ingleses na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde também frequentou o mestrado e o doutoramento em Estudos Comparatistas.
De 2004 a 2017 foi programador de teatro da Culturgest, onde para além do trabalho de programação dirigiu o projeto PANOS, juntando a nova dramaturgia ao teatro juvenil. De 2000 a 2004 integrou a Comissão de Leitura dos Artistas Unidos (edição, organização de leituras, dramaturgia e tradução).
Leciona Escrita para Cinema e Televisão na pós-graduação de Artes da Escrita da FCSH da Universidade Nova e Teatro no Curso de Gestão e Produção das Artes do Espectáculo do Forum Dança. Deu aulas de História do Cinema, Cinema e Literatura e Argumento Cinematográfico na FLUL.
Em 2015 deu na Culturgest a série de quatro conferências Algumas ideias sobre ideias de teatro. Colaborou no projeto de investigação Falso Movimento, sobre escrita e cinema (Centro de Estudos Comparatistas, FLUL). Coorganizou a coletânea de Serge Daney O Cinema Que Faz Escrever (Angelus Novus). Escreveu artigos e recensões. Colaborou com João Pedro Rodrigues no argumento de *Odete*.
Foi jurado em diversos concursos do Instituto do Cinema e do Audiovisual. Foi membro do júri de programação da PT - plataforma portuguesa de artes performativas em Montemor-o-Novo.
Traduziu Annie Baker, Ant Hampton, Tim Crouch, Chris Thorpe, Howard Barker, Pinter e Beckett, entre outros. Para os PANOS traduziu Abi Morgan, Katori Hall, Lola Arias, Tim Etchells, Pablo Fidalgo Lareo e Tina Satter.
ESPECIALISTAS SUPLENTES
Rita Dourado
Arquiteta (FAUL, 1997) e Mestre em Desenho Urbano e Cultura Arquitetónica Portuguesa (ISCTE, 2007). École D’Architecture de Paris La Villette (1997). Doutoranda em Arquitetura (FAUL), com bolsa FCT.
Exerce arquitetura por conta própria e em colaboração com diversos gabinetes, desde 1997. Especializou-se em museografia. Selecionada para a exposição “Habitar Portugal 06-08”. Museografias publicadas em monografia editada pela Uzina Books, 2014.
Colaborou com diversas instituições, em consultoria, curadoria e projectos expositivos, realizados no arquipélago dos Açores, Lisboa, Madrid e Bruxelas. Presidiu ao júri de atribuição de bolsas de formação artística da Região Autónoma dos Açores (2011). Assistente convidada na FAUL (2000–2004). Comissária da Mostra Portuguesa no Festival Cineceará 2013, Brasil. Responsável pela programação e organização dos ciclos Cinema, Cidade e Arquitetura (2007) e Cidade no Cinema (2009), com o Governo Regional dos Açores.
Vereadora na Câmara Municipal de Ponta Delgada e membro do Conselho Municipal de Urbanismo (2009-2013). Comissária da seleção “Habitar Portugal 09-11”, iniciativa da Ordem dos Arquitetos.
Vogal do Conselho Regional de Admissão Sul da Ordem dos Arquitetos (2014–15).
Cristina Farinha
Doutorada em Sociologia, investigadora associada do Instituto Sociologia Universidade Porto, docente convidada no Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas da Escola das Artes Universidade Católica do Porto e do Curso em Gestão Cultural da Universidade de Santiago de Compostela.
Como perita independente tem trabalhado em políticas culturais, indústrias criativas, cooperação e mobilidade internacional, e capacitação do sector cultural e criativo. Especificamente em avaliação de projetos e propostas nas áreas artísticas e culturais, destaca: avaliadora externa do Programa Cultura e Europa Criativa, desde 2011 e membro do Júri de Seleção e Monitorização das Capitais Europeias da Cultura, desde 2015, ambos para a Comissão Europeia; perita do Comité de Avaliação do Fundo Roberto Cimetta para a Mobilidade no Espaço Euro-Mediterrâneo, desde 2013; e em Portugal, foi membro da Comissão de Apreciação do Programa de Apoio às Atividades Culturais Interdisciplinares da Delegação Regional da Cultura dos Açores em 2015."
