Tempostade, dos K CENA - Projeto Lusófono de Teatro Jovem

Teatro
Tempostade, dos K CENA - Projeto Lusófono de Teatro Jovem
12, 13 e 14 de abril no Teatro Viriato

© José Alfredo

O K CENA – Projeto Lusófono de Teatro Jovem é uma iniciativa do Teatro Viriato (Viseu, Portugal), em parceria com o Teatro Vila Velha (Salvador-Bahia, Brasil) e Instituto Camões/Centro Cultural Português - Pólo do Mindelo, com o apoio local da Mindelact – Associação Artística e Cultural (Cabo Verde). Ao longo de mais de cinco anos, o K Cena tem aproximado Brasil, Cabo Verde e Portugal. Num total de cinquenta e duas semanas de ensaios, cinco encenadores criaram treze espetáculos a partir de temas como Peter Pan, Dom Quixote, O Medo, A Grande Ressaca e Rei Ubu. Em 2018, entraram dois novos parceiros nesta aventura lusófona, o Teatro Nacional D. Maria II, de Lisboa, e o Teatro Nacional São João, do Porto. 
O K Cena embarca assim numa nova etapa de viagem e de descoberta. Quatro jovens dramaturgos, Gabriel Gomes, Lisa Reis, Rafael Medrado e Sofia Moura foram convidados a participar no primeiro encontro de Dramaturgia K Cena. No Porto, com Jorge Palinhos e Nuno M Cardoso lançou-se e explorou-se o tema “O Futuro”. Em Viseu, com Graeme Pulleyn e Márcio Meirelles criaram-se personagens. Em Lisboa, com Tiago Rodrigues procuraram-se pontos de encontro e possíveis estruturas. Passados seis dias a escrever havia tantas cenas que os quatro jovens decidiram lançar-se no desafio de as juntar num texto só. É este texto que serve de ponto de partida para três espetáculos distintos em Salvador (BR), no Mindelo (CV) e em Viseu. Um texto que é uma longa estrada no deserto, sem princípio nem fim, um lugar onde o Tempo para e pergunta…  Para onde caminhamos?

/
Ficha artísitica: 
Encenador: Graeme Pulleyn
Texto: Gabriel Gomes, Lisa Reis, Rafael Medrado e Sofia Moura
Participantes: Alice Cruz, Ana Arinto, Carolina Ferreira, Clementina Rocha, Daniel Silva, Diogo Ferreira, Inês Sobral, João Figueiredo, José Gonçalves, Leandro Araújo, Mafalda Ramos, Maria Fróis, Margarida Martins, Miguel Loureiro, Pedro Gomes, Rita Abrantes, Salomé Santos, Sara Marques e Tiago Matos 
Apoio: Freguesia de Viseu

/
Locais, datas e horários:
Teatro Viriato
5ª feira 15h00 / 6ª feira 10h30 e 15h00
preço 1€ · público-alvo Ensino Secundário
sábado 21h30 
preço 2,50€
público-alvo m/ 12 anos

/
Mais informações:
geral@teatroviriato.com
http://www.teatroviriato.com/