"A Grande Vaga de Frio" com "Orlando" de Virginia Woolf, pela Ensemble, de 19 a 29 de abril, no TNSJ, Porto

Teatro
"A Grande Vaga de Frio" com "Orlando" de Virginia Woolf, pela Ensemble, de 19 a 29 de abril, no TNSJ, Porto

A Ensemble - Sociedade de Actores apresenta "A Grande Vaga de Frio", uma peça de Luísa Costa Gomes que parte de "Orlando", de Virginia Woolf. Com conceção e direção de Carlos Pimenta, o espetáculo tem música de Ricardo Pinto (viola da gamba Xurxo Varela) e conta com a interpretação de Emília Silvestre.

/
Sinopse:
Pela Ensemble - Sociedade de Actores

"Orlando continua atraente. Tem trinta e seis anos há pelo menos cem anos. É homem? É mulher? Não tem dúvidas sobre os sexos a que pertence e, no entanto, não pode ter certezas. Fazendo o balanço da sua vida de mulher, de mulher casada e de poeta publicada, Orlando ouve o som do vento no carvalho, o mesmo que levou o marido para o Cabo Horn. Adensa-se a nuvem de humidade que tudo permeia no século XIX. Mas é na Grande Vaga de Frio que foi realmente (realmente?) feliz e Orlando prepara-se para o regresso ao Grande Carnaval no Gelo… Com dramaturgia de Luísa Costa Gomes e direção de Carlos Pimenta, A Grande Vaga de Frio rememora essa “biografia” que Virginia Woolf compôs sobre uma figura camaleónica, sempre jovem, que muda caprichosamente de sexo e identidade: um jovem nobre do século XVI que percorre três séculos, culminando como escritora na própria época de Woolf. Orlando é uma nova prova ao raro sentido de composição e à desenvolta plasticidade de Emília Silvestre, depois dos fulgurantes monólogos e solos que foram pontuando o percurso da atriz do Ensemble, da Dama d’Água de Frank McGuinness (2001) à Winnie de Ah, os dias felizes (2013) ou à Voz Humana de Cocteau (2011). Alguns meses depois de uma primeira e bem-sucedida temporada nas cidades de Lisboa e Porto, a mais longa e encantatória das cartas de amor à literatura dá-se a ler de novo em cena, como expressão do amor à liberalidade do palco".

/
Ficha artística e técnica:
Tradução: Ana Luísa Faria (ed. Relógio D’Água)
Dramaturgia: Luísa Costa Gomes
Conceção e direção: Carlos Pimenta
Música: Ricardo Pinto (viola da gamba Xurxo Varela)
Figurinos: Bernardo Monteiro
Desenho de luz: Rui Monteiro
Vídeo: João Pedro Fonseca
Espaço cénico: Carlos Pimenta, João Pedro Fonseca
Assistência de produção: Génesis Abigail
Interpretação: Emília Silvestre
Coprodução: Ensemble – Sociedade de Actores, Centro Cultural de Belém, TNSJ

/
Locais, datas e horários de apresentação:
19 a 29 de abril de 2018
Teatro Nacional São João
Porto

/
Bilheteira:
Preço dos bilhetes: 10 euros (descontos aplicáveis)
Comprar online: www.bol.pt/Comprar/Bilhetes/60862-a_grande_vaga_de_frio_com_orlando_de_virginia_woolf-teatro_carlos_alberto/Sessoes

/
Mais informações:
www.tnsj.pt/home/espetaculo.php?intShowID=3872