Exposição de Amândio de Sousa "Uma escultura na cidade e outros ensaios"

Artes plásticas
Exposição de Amândio de Sousa "Uma escultura na cidade e outros ensaios"
28 de abril, no Parque de Santa Catarina

Amândio de Sousa / Duarte Caldeira 2017 - Simulação da peça colocada no Parque de Santa Catarina

A exposição promovida pela Porta33 tem o objectivo de enquadrar e divulgar o propósito, surgido em Dezembro de 2016 por iniciativa de um grupo de cidadãos, de realizar uma subscrição pública para viabilizar a colocação de uma escultura de Amândio de Sousa na cidade do Funchal. A escultura de Amândio de Sousa será colocada no Parque de Santa Catarina desta Cidade e conta com o apoio logístico da Câmara Municipal do Funchal. Trata-se de uma escultura em aço (3,80x3,80x3,80metros), com aplicação de cor e assente sobre uma fundação oculta. Para o lançamento da subscrição pública e boa execução do projecto o grupo de cidadãos constituiu um núcleo promotor com o apoio manifesto de empresários, artistas, engenheiros, arquitectos, professores universitários e investigadores, entre os quais António Loja, António Marques da Silva, Ana Isabel Portugal, António Trindade, Duarte Caldeira, Danilo Matos, Idalina Sardinha, Isabel Santa Clara, José Júlio de Castro Fernandes, José A. Paradela, Marcelino Castro, Rita Rodrigues e Rui Campos Matos.
A exposição tem curadoria de Isabel santa Clara.

A Porta33 associou-se a esta iniciativa comunitária, destinada à valorização do património artístico do Funchal e que presta homenagem aos que, com a sua arte, dão ou deram o seu contributo para tornar esta cidade mais humana, promovendo a sua divulgação e organizando nas suas instalações, à Rua do Quebra Costas, uma exposição deste projecto para o espaço público e um conjunto de conferências associadas ao tema, nas quais participarão, entre outros, Nuno Faria (5 Maio), Duarte Encarnação (12 Maio), Samuel Meyler (19 Maio), Gabriela Vaz-Pinheiro (26 Maio) e Miguel von Hafe Pérez (2 Junho). Ainda, durante o período da exposição de Amândio de Sousa, a Porta33 organizará outras iniciativas, destinadas ao público em geral, comunidade escolar, crianças e famílias. O programa produzido pelo Serviço Educativo da Porta33 pode ser consultado no site em www.porta33.com.

O programa completo pode ser consultado aqui.
A exposição ficará patente no Parque de Santa Catarina, de 28 de abril a 2 de junho.

//
Amândio de Sousa
Notas biográficas

Nasceu no Funchal em 1934, e concluiu o Curso de Escultura na Escola Superior de Belas Artes do Porto, onde foi aluno de Barata Feyo e de Lagoa Henriques. Tal como os elementos do grupo “Os Quatro Vintes” (Ângelo de Sousa, Armando Alves, Jorge Pinheiro e José Rodrigues), com quem conviveu, obteve a nota final de vinte valores.
Participou na 24ª Missão Estética de Férias em Beja, orientada pelo Prof. Armando de Lucena (1961). Estagiou, no início dos anos 60, na fábrica Jerónimo Pereira Campos Filhos, em Aveiro, onde iniciou a prática de cerâmica o que, mais tarde, aproveitando a existência de uma olaria no Funchal, o levou a executar uma série de peças de barro vidrado. Mais tarde, estagiou no Centro Internacional de Escultura de Pero Pinheiro, onde executou peças em pedra, duas das quais estão no Centro Cívico e Cultural do Estreito de Câmara de Lobos.
Exerceu funções docentes no Ensino Secundário, foi Assessor para os Assuntos Culturais (1976-1978), e Diretor do Museu das Cruzes (1977-2001). Abriu, em 1964, com o Arq. Rui Goes Ferreira, a Galeria de Artes Decorativas Tempo, onde se realizaram mostras de arte contemporânea.
Esteve representado na exposição Horizonte MóvelUma perspectiva sobre as artes plásticas na Madeira —1960-2008, Funchal, Museu de Arte Contemporânea do Funchal, 2008, realizada no âmbito dos 500 Anos da Cidade do Funchal. Emfevereiro de 2016 apresentou Derivações na Ordem dos Arquitetos, Funchal, em colaboração com o Arq. Duarte Caldeira e, em dezembro do mesmo ano, integrou, com o pintor Jorge Pinheiro, a exposição Paralelamente, no MUDAS-Museu de Arte Contemporânea da Madeira.
Tem trabalhos em diversos edifícios do Funchal (Clínica de Santa Catarina, Hotel Monte Rosa, casa do Dr. Semião Mendes), bem como escultura pública em várias localidades do país, nomeadamente uma figura feminina em bronze, hoje no Cais da Fonte Nova em Aveiro. Da colaboração com o Arq. Chorão Ramalho destacam-se o sacrário da igreja do Imaculado Coração de Maria e o relevo em betão para a entrada oeste do edifício do Centro de Segurança Social da Madeira (antiga Caixa de Previdência, 1970). Concebeu o mobiliário litúrgico para a Igreja do Carmo, em Câmara de Lobos, da autoria do Arq. Marcelo Costa e desenvolveu ainda  diversos trabalhos na área do design.
Das peças escultóricas em espaços públicos na Madeira destacam-se:
1969 - Escultura comemorativa do 1º jogo de futebol na Madeira, Largo da Achada, Camacha.
1990 - Trilogia dos Poderes, bronze, Assembleia Regional da Madeira. 
1994 - Justiça, Tribunal da Ponta do Sol. 
2001 - Escultura comemorativa dos 500 anos da fundação do concelho da Ponta do Sol, betão e cascata de água.
2004 - Homenagem à diáspora madeirense, muro de cantaria com intervenção em cobre, Parque Temático, Santana.
Foi distinguido com os seguintes prémios nacionais: 2º Prémio Secil de Escultura em Betão - Câmara Municipal do Porto (1992); 1º Prémio Secil de Escultura em Betão  - Câmara Municipal de Montijo (1994) e 3º Prémio Secil de Escultura em Betão - Câmara Municipal de Braga (1993).

/
Local, dia e horas:
Parque de Santa Catarina
28 de abril | 18h
Será seguida de uma conversa com a curadora, Isabel Santa Clara, 
o engenheiro, Danilo Matos e os arquitetos, Duarte Caldeira e Rui Campos Matos

/
Mais informações:
Porta33