O Vigilante Noturno do Teatro Didascália abre a temporada de "Lua Cheia Arte na Aldeia"

Teatro
O Vigilante Noturno do Teatro Didascália abre a temporada de "Lua Cheia Arte na Aldeia"
28 de junho no espaço Peripécia Teatro, em Vila Real

"Lua Cheia Arte na Aldeia” é uma iniciativa da Peripécia Teatro que se realiza na aldeia de Coêdo, freguesia de Adoufe, Vila Real desde 2014. Esta temporada arranca com o teatro da Didascália e o espetáculo "O Vigilante Noturno".
"Cocriado e encenado por John Mowat, a nova criação do Teatro da Didascália é o segundo projeto numa linha de criação que se orienta por um trabalho que vai ao encontro dos materiais, a partir dos quais a mão humana se serve para manipular, transformar e esculpir, dando asas a uma necessidade profunda do ser humano: criar. Em O VIGILANTE NOTURNO, o foco voltar-se-á para os materiais de construção civil – tubos, tijolos, martelos, madeira – e na relação atribulada entre estes e o seu vigilante. O trabalho do vigilante noturno é extremamente solitário e sujeito quer ao perigo, quer à peripécia."
"Registo horário
Meia-noite: Frio. Mais frio que ontem. Materiais, tudo no lugar, não tugem nem mugem. Chegou o carregamento de baldes, plástico bom. São só meia-dúzia mas o estaleiro já parece outro.
Uma da manhã: Os tijolos continuam a aborrecer-me. Estão demasiado bem-dispostos. Quando volto da ronda, apanho sempre algum fora do lugar. Se continuarem, vou ter que tomar medidas extremas.
Uma da manhã e dois minutos: Pronto, já está! Acabaram de conhecer o martelo. Os materiais nem sempre têm razão.
Duas da manhã: As madeiras começam a apresentar sérios sinais de stress. Está a ser difícil mantê-las no lugar. Tenho a sensação que ando a ser espiado por dois tubos de esgoto.
Três da manhã: O cascalho inicia um processo de boicote. Está instalado um clima de medo e tensão geral. A revolução dos materiais pode rebentar a qualquer instante. Estou sozinho.
Quatro da manhã: Uma corda atacou-me pelas costas. Desconheço os motivos da sua revolta. Estou encurralado e o balde olha para mim com um olhar furioso. Não sei quanto tempo mais conseguirei aguentar sozinho. Se ao menos a manhã chegasse. Os baldes novos estão do meu lado.
Cinco da manhã: O tijolo que eu pensava que era diferente, afinal é como os outros. São todos iguais, todos iguais, todos iguais.
Seis da manhã: Se alguém estiver a ler este registo, é porque os materiais levaram a melhor."

/
Ficha artistica:
Encenação e cocriação: John Mowat
Assistência de encenação e cocriação: Cláudia Berkeley
Apoio dramatúrgico: Jorge Louraço Figueira
Interpretação e cocriação: Bruno Martins, Igor Gonçalves e Rui Souza
Direção musical: Rui Souza
Cenografia: Jorge Magalhães, Frederico Almeida
Desenho de luz: Valter Alves
Direção de produção: Jonathan da Costa
Coprodução: Teatro da Didascália, Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão, CCVF – Centro Cultural Vila Flor
M/12

VIDEO PROMO

/
Locais, datas e horários:
Espaço Perpécia Teatro (antiga escola primária), Aldeia de Coêdo, Vila Real
28 de junho | 21h30

/
Mais informações:
http://teatrodadidascalia.com/td/blog/criacoes/vigilante-noturno/
https://www.facebook.com/events/209840893171584/