21 e 22 de julho, Alenquer | "Lu.gar. contado", uma roda de cantos e contos tradicionais apresentada pela Memoria Imaterial

Teatro
21 e 22 de julho, Alenquer | "Lu.gar. contado", uma roda de cantos e contos tradicionais apresentada pela Memoria Imaterial
21 e 22 de julho em Alenquer, Merceana e Pereiro de Palhacana

© José Barbieri

O espetáculo é construído numa roda de cumplicidades entre três narradores que se conhecem e colaboram há longo tempo. A partir de um extenso reportório de contos e cantos tradicionais que nos chegaram por via oral, as sessões de narração oral reconduzem o ato teatral para um despojamento cénico deliberado. São os corpos em gestos, olhares, silêncios mais o poder da palavra a tecer teias imaginárias. São um outro teatro pobre, que mergulha nas técnicas e narrativas fundadoras desta arte. Os atores/narradores são criadores que interpelam a história de um lugar, inscrevendo uma nova narrativa performativa, uma nova vivência memorável.

Integrado na programação de:
LU.GAR – cruzamentos disciplinares
"Um lugar é um espaço construído por múltiplas narrativas. Acreditamos que as paisagens urbanas estão cheias de nomes dados pelos habitantes. Constituem um mundo nominado, um mundo de lugares, humanizado por vivências e acontecimentos com traços ritualizados.
LU.GAR propõe mapear territórios culturais em contextos urbanos. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos. Enquanto projeto experimental, exemplificativo e replicável escolhemos a malha urbana de Alenquer para iniciar este programa com atividades de formação e criação que estimulam a participação e qualificação da comunidade e do público, contribuindo para corrigir assimetrias de acesso à produção e fruição cultural.
As disciplinas artísticas envolvidas cruzam-se criando eventos envolventes e com vários níveis de leitura: teatro - formação e performances baseadas na narração oral; artes visuais - formação e instalações ao ar livre baseadas no reconhecimento do lugar pelo desenho e pintura; novos media: em instalações ao ar livre, numa galeria-museu e com a presença interativa na web.
LU.GAR pretende construir uma relação inclusiva com a comunidade. Várias ações são desenhadas com a colaboração ativa da população residente enquanto outras são implementadas em locais marcantes da memória coletiva, incentivando o diálogo e fruição públicos.
A utilização de múltiplas expressões e leituras artísticas criadas a partir das memórias e nos lugares da Vila, tem como objetivo (para além da inclusão social) valorizar e promover práticas de reflexão e relação entre disciplinas artísticas com os públicos, criadores, programadores e investigadores."

/
Ficha artística:
Direção artística: José Barbieri
Atores/narradores: Ana Sofia Paiva, Cristina Taquelim, José Craveiro

/
Ficha técnica:
Assistência de produção: Vera Refólio
Assistência técnica: Rafael Del Rio
Registo vídeo: Eva Ângelo

/
Locais, datas e horário:
21 julho ALENQUER
15h30 - Convento de S. Francisco
21h30 - Teatro Ana Pereira

22 julho MERCEANA
15h30 - Convento de Stº António de Charnais

22 julho PEREIRO de PALHACANA
17h30 - Associação Cultural de Pereiro de Palhacana

/
Reservas:
A entrada é livre mas aconselha-se a marcação prévia
91 323 31 98
https://memoriamedia.net/lugar/index.php/lugarcontado

/
Mais informações:
memoriaimaterial@gmail.com
https://www.facebook.com/memoriamedia/