18 a 29 de julho, Lisboa | "Ricardo II" de William Shakespeare | Teatro Meridional

Teatro
18 a 29 de julho, Lisboa | "Ricardo II" de William Shakespeare | Teatro Meridional

© Alfredo Matos

O Teatro Meridional acolhe, de 18 a 29 de julho de 2018, "Ricardo II" de William Shakespeare, uma produção da Companhia Palco13

"Ricardo II", de William Shakespeare, com encenação de Marco Medeiros, pode ser visto até 29 de julho, de quarta-feira a sábado, às 22h, e domingo, às 17h, na Sala Principal do Teatro Meridional, em Lisboa. "Ricardo II" é uma produção de Catarina Couto Sousa e Gláucia Noémi e relata a queda de um Rei inglês obrigado a abdicar do trono a favor do primo.

/
Sinopse:
Pela companhia Palco13

"O que é o poder? Como se define? Quem o legitima? A quem cabe? O que o segura? Como se deve exercer? Que responsabilidades cabem a quem o detém? E terá aquele sobre quem se exerce alguma palavra a dizer? Até onde deve ir a lealdade ao detentor legítimo do poder, qual é o ponto onde esse dever se quebra sobrepondo-se-lhe o imperativo da revolta, da desobediência? E em que termos será legítima ou legitimável a usurpação violenta desse poder?
Todas estas e muitas mais questões atravessaram os séculos e acompanharam os homens desde que as sociedades se organizaram em estruturas hierarquizadas. Há quatrocentos anos, Shakespeare levou-as mais uma vez à cena, segundo os padrões de pensamento da sua época, dando-lhes corpo na figura de Ricardo II. Hoje, levantamos as mesmas perguntas, confrontamo-nos com as mesmas questões. À nossa maneira, com a nossa forma de ver. Shakespeare legou-nos um edifício, cabe-nos agora ocupá-lo com aquilo que somos, com a forma como nós, PALCO13, vemos o mundo nos dias que vivemos. Shakespeare deu-nos as fundações, a base: cabe-nos agora construir sobre ela Em 2018".

/
Ficha artística e técnica:
Texto: William Shakespeare
Encenação: Marco Medeiros
Versão e dramaturgia: Maria João da Rocha Afonso
Assistente de encenação: David Ferreira, Gláucia Noémi
Interpretação: Cátia Ribeiro, Gonçalo Carvalho, João Craveiro, João Vicente, Lúcia Moniz, Luís Lobão, Rita Tristão da Silva,Tiago Retrê e Romeu Vala
Operação técnica: João Cruz, Ricardo Sousa
Desenho de som: João Cruz
Desenho de luz: Marco Medeiros
Esgrima: Mestre Eugénio Roque
Apoio corporal: Bruno Cochat
Figurinos: Leonor Biscaia, Maria Camões
Cenografia: PALCO13
Produção: Catarina Couto Sousa, Gláucia Noémi
Direção de montagem: Ricardo Sousa
Fotografia: Alfredo Matos
Design gráfico: Alexandre Carvalho
Direção artística: Marco Medeiros
Duração: 80 minutos

/
Bilheteira:
Preço dos bilhetes / plateia: 10 euros (descontos aplicáveis)  
Reservas: 91.999.doze.treze producao@teatromeridional.net

/
Público: 
Classificação etária: maiores de 12 anos

/
Mais informaões:
https://meridional.bol.pt/Comprar/Bilhetes/64498-ricardo_ii-teatro_meridional/