3 de agosto "Antes", do Teatro Praga, abre o Festival FIAR no Teatro S. João | Palmela

Teatro
3 de agosto "Antes", do Teatro Praga, abre o Festival FIAR no Teatro S. João | Palmela

Alípio Padilha

Muitas cidades ou países apresentam uma malaise distinta. São lugares que podiam ser Portugal, de tão afundados numa dolorosa Saudade do passado, e onde cada tensão do presente é apenas a ponta de um iceberg que se explica em recuos sucessivos que podem ir até à origem das espécies, pelo menos. Esta nostalgia é muitas vezes apresentada como um diagnóstico, uma negação de um presente doloroso em oposição ao desejo de regressar a um passado glorioso:
→ A cidade de Istambul mergulha frequentemente num estado a que os Turcos chamam Üzün: um tipo de melancolia aguda, coletiva, que surge com a chuva e com o vento frio vindo do Leste e que tudo devora.
→ O coração de Trieste parou de bater em 1914 quando para ali foram transportados os corpos dos arquiduques do Império Austro-Húngaro, depois de terem sido assassinados em Sarajevo. Desde então a cidade portuária foi rebaptizada como Tristesse e arrasta-se num limbo moribundo.
→ Gales quer dizer “o lugar dos Outros”. Foi este o nome dado pelos invasores quando o país se tornou a primeira colónia do império britânico em 1285. Desde então Gales tem sido atirado para as margens da história e os Galeses experimentam um estado de incompletude profunda e familiar, uma doença que faz sentir falta de uma casa para a qual não se pode voltar. Uma casa, uma pessoa ou uma história que talvez nunca tenham existido.
→ Lana Del Rey tem definido um mapa de Los Angeles magoado e descolorado pelo sol, através da sua voz espectral e tragicamente romântica. Trata-se de uma cidade fantasmagórica que deveria ter sucedido a Paris e a Nova Iorque como capital do Mundo do século XXI, mas onde décadas de lixo da cultura pop se recusam a prestar atenção à passagem do tempo.

/
Ficha técnica:
Texto e encenação: Pedro Penim
Interpretação: Bernardo de Lacerda, Frederico Serpa e Pedro Penim
Iluminação: Rui Monteiro
Assistência geral e produção executiva: Bernardo de Lacerda
Direcção de produção: Andreia Carneiro
Assistência de produção: Alexandra Baião
Co-produção: DeVIR / CAPa (for the 3rd edition of “Encontros do DeVIR” Festival) , Temps d’images
Vídeo: Jorge Jácome
Fotografia: Alípio Padilha
Duração:50 min

/
Mais informações:
FIAR