29 de julho a 7 de agosto Festival "Verão Clássico" da Academia Internacional de Música de Lisboa

Música
29 de julho a 7 de agosto Festival "Verão Clássico" da Academia Internacional de Música de Lisboa
No Centro Cultural de Belém

A quarta edição do VERÃO CLÁSSICO decorrerá entre 29 de julho e 7 de agosto de 2018 no Centro Cultural de Belém. Incluirá concertos diários e Masterclasses com a participação de músicos e professores oriundos de algumas das mais prestigiadas instituições internacionais de ensino e solistas das melhores orquestras mundiais.
As Masterclasses VERÃO CLÁSSICO são destinadas a estudantes e docentes de música, assim como a músicos profissionais. Na edição de 2017 participaram nas Masterclasses VERÃO CLÁSSICO mais de 150 jovens músicos, 101 portugueses e 51 oriundos de outros países: Japão, Estados Unidos da América, Alemanha, China, Reino Unido, Bélgica, Espanha, Suíça, França, Brasil, Itália, Tailândia, Israel, Holanda, Polónia, Finlândia, Lituânia, Cabo Verde, Coreia do Sul, Rússia.

Para a edição de 2018, estão já confirmados Professores de reputação mundial, oriundos de renomados Conservatórios e Universidades, como Berlim, Londres, Paris ou Lucerna, e de orquestras de excelência, nomeadamente da Orquestra Filarmónica de Berlim, da Orquestra de Paris e da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília de Roma:

Diretor Artístico e Pedagógico
Professora da Real Academia de Música de Londres
Professor do Real Conservatório de Bruxelas
Professor da Universidade da Colúmbia Britânica de Vancouver
Professor da Real Academia de Música de Londres
Professora da Universidade de Lucerna
Professor da Capela Musical Rainha Elisabete da Bélgica
Professor da Escola de Música e Drama Guildhall de Londres
1.º Contrabaixo Solo da Orquestra Filarmónica de Berlim e Professor da Escola Superior de Música “Hanns Eisler” de Berlim
1.ª Flauta Solo da Orquestra da Academia Nacional de Santa Cecília de Roma e da Orquestra Nacional de França
1.º Clarinete Solo da Orquestra de Paris, Professor da Escola Superior de Música de Lausanne e do Conservatório Superior de Paris
Professor da Academia Barenboim-Said de Berlim

  • Filipe Pinto-Ribeiro (Portugal) : Piano e Música de Câmara
  • Imogen Cooper (Reino Unido) : Piano
  • Aleksandar Madžar (Sérvia) : Piano
  • Corey Cerovsek (Canadá) : Violino
  • Jack Liebeck (Reino Unido) : Violino
  • Isabel Charisius (Alemanha) : Viola e Música de Câmara
  • Gary Hoffman (EUA) : Violoncelo
  • Adrian Brendel (Reino Unido) : Violoncelo e Música de Câmara
  • Janne Saksala (Finlândia) : Contrabaixo
  • Adriana Ferreira (Portugal) : Flauta
  • Pascal Moraguès (França) : Clarinete e Música de Câmara
  • Radek Baborák (República Checa) : Trompa

Os professores do VERÃO CLÁSSICO orientarão Masterclasses sobre técnica e interpretação musical, que decorrerão simultaneamente em várias salas do Centro Cultural de Belém. Para estudo e ensaio dos jovens músicos participantes serão ainda utilizadas salas da AMEC/Metropolitana de Lisboa.

Todos os participantes nas Masterclasses são candidatos aos Prémios VERÃO CLÁSSICO, cujo júri é formado pelos professores das Masterclasses. Estes Prémios, na forma de concertos inseridos em temporadas musicais realizadas em Portugal, têm uma importante função de estímulo e reconhecimento do talento e do trabalho realizado pelos participantes durante o VERÃO CLÁSSICO.

O VERÃO CLÁSSICO - Academia Internacional de Música de Lisboa fomenta assim a formação e a apresentação pública de jovens talentos, encorajando-os e apoiando-os na construção das suas carreiras, incentivando paralelamente o intercâmbio cultural entre os participantes de diversas nacionalidades. Aos estudantes portugueses oferece, no seu próprio país, uma plataforma para o desenvolvimento do seu nível artístico e a possibilidade excecional de aprendizagem com os mais prestigiados professores internacionais, referências mundiais dos seus instrumentos.

O eixo educativo do VERÃO CLÁSSICO é complementado pelo eixo performativo, constituído pelo Festival VERÃO CLÁSSICO, ao longo dos dez dias do Festival, apresentará diariamente concertos com grandes obras do repertório musical dos séculos XVIII ao XXI: quatro concertos MasterFest, com a presença dos músicos/professores, assim como seis concertos TalentFest, em que participarão os jovens músicos do VERÃO CLÁSSICO, já laureados nacional e/ou internacionalmente.

O VERÃO CLÁSSICO 2018 incluirá ainda sessões de Técnica Alexander, orientadas por Alexander Olschewski, de Berlim, potenciando assim a consciência e o equilíbrio do corpo.

O VERÃO CLÁSSICO - Academia Internacional de Música de Lisboa assume-se assim como uma iniciativa artística e pedagógica única em Portugal, um projeto de excelência cultural à escala internacional.

/
Calendário geral:
29 de Julho : Receção e registo dos participantes das Masterclasses; Concerto de abertura
Entre 29 de Julho e 7 de Agosto : Festival VERÃO CLÁSSICO (concertos diários)
Entre 30 de Julho e 7 de Agosto : Masterclasses VERÃO CLÁSSICO

/
Locais, datas e horários:
29 de julho a 7 de agosto
Centro Cultural de Belém

/
Bilhetes:
Ticketline Portugal
CCB
Fnac Portugal

/
Mais informação:
www.veraoclassico.com